quarta-feira, 11 de julho de 2018

Blogs ligados a Sarney distorcem ranking do G1 que mostra Flávio Dino como governador nº 1 do Brasil





Depois da grande repercussão sobre o ranking do portal G1 mostrando que Flávio Dino é o melhor governador do Brasil, começou a circular em determinados blogs maranhenses ligados à família Sarney a versão de que isso seria uma fake news. E que o melhor governador, de acordo com o ranking, seria Rui Costa, da Bahia.

Essa versão só convence quem tem zero conhecimento de matemática. Ou zero comportamento ético. Ou, mais provavelmente, as duas coisas juntas.

De acordo com o G1, Flávio Dino cumpriu 95% dos compromissos firmados com o eleitor. Rui Costa cumpriu 64%, ainda segundo o portal do Grupo Globo.

E como esses blogueiros chegaram à mágica conclusão de que Rui Costa se saiu melhor? Como de hábito, distorcendo e torturando os números.

Eles levaram em conta o total de promessas feitas, e não cumpridas. Se fosse esse o critério válido, bastaria o candidato desdobrar uma mesma promessa em duas ou três, por exemplo. Aí, seria mais fácil cumprir um número maior de compromissos.

Rui Costa foi o governador que mais fez promessas na campanha: 115. Por isso ele aparece com o maior número absoluto de compromissos cumpridos: 74. Ora, mas por esse critério, ele também seria o pior governador, já que tem o maior número de promessas não cumpridas: 41. Faz sentido? Nenhum.

Flávio Dino teve 37 promessas avaliadas. Isso porque ele reuniu diversas ações em uma só promessa. E cumpriu 35 até agora. Ou seja, 95% de eficiência em três anos e meio.

Por isso, não faz sentido fazer o ranking a partir do número absoluto, e sim do porcentual cumprido. E isso é inegável: ninguém chega perto dos 95% atingidos por Flávio Dino.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE