segunda-feira, 4 de junho de 2018

CEM Raimundo Marques Menezes, construído pelo Escola Digna em Presidente Juscelino.
PRESIDENTE JUSCELINO/MA – “Eu várias vezes, enquanto professor, chorei dentro dessa sala, em momentos de chuva e de calor, ao ver as crianças com o suor escorrendo do rosto e nada poder fazer”, relembrou emocionado José Carlos Sousa Menezes. Ele é gestor geral do Centro Municipal de Ensino 
Raimundo Marques Menezes, localizado no povoado Mata dos Caboclos, em Presidente Juscelino, e foi um dos que comemorou a quarta entrega de escolas realizada Governo do Maranhão, nesse sábado (02).

“A escola significa dignidade, como o programa diz e igualdade. Só haverá oportunidades iguais para todos, se cuidarmos das crianças”, comentou o governador Flávio Dino que também entregou duas escolas para as comunidades dos municípios de Lima Campos, e a reconstrução de uma unidade de ensino em Cachoeira Grande. 

O secretário de Educação, Felipe Camarão, que participou das entregas do dia, também falou do objetivo do programa: “É a quarta escola entrega hoje e só esta semana serão 5 unidades, o objetivo do programa é esse melhorar a vida das pessoas fazendo a verdadeira revolução através da educação”. 

Em Presidente Juscelino, o governador também entregou oficialmente a pavimentação asfáltica de vias realizada com o programa Mais Asfalto. O Governo investiu mais de R$ 1 milhão para recuperação das as ruas.

O secretário de Infraestrutura, pasta que realiza as obras do Escola Digna e Mais Asfalto também comentou as ações do governo: “É assim que se constrói um estado mais justo. O governo Flávio Dino tem obras em todo canto, obras em todo lugar”. 

Escola Digna

O novo prédio do CME Raimundo Marques de Menezes recebeu investimentos da ordem de R$ 510 mil e agora conta com quatro salas de aula, cozinha, banheiros acessíveis, secretaria, sala de professores e demais dependências administrativas. O novo prédio atende as necessidades de mais de 290 estudantes não só de Mata dos Caboclos, mas também dos povoados vizinhos de: Prata, Cocal, Riacho Grande e Tingidor.

As cerca de 60 famílias moradoras de Mata dos Caboclos já esperavam por uma nova escola há mais de 30 anos, e agora recebem um novo equipamento escolar, com instalações modernas e estrutura adequada à prática educacional.

O novo equipamento escolar, que funcionará nos turnos matutino e vespertino e abrigará aulas do Ensino Fundamental I e II, garantirá melhores condições de estudo para os estudantes e de trabalho para os professores de Mata dos Caboclos.
“Lá na escola antiga, fazia muito calor, quando chovia molhava muito. Era muito ruim”, diz a pequena Kellem Crystina Morais Oliveira, de 11 anos, estudante do 5º ano do Centro Municipal de Ensino.

O sonho de mudanças e a esperança de dias melhores, agora com o novo prédio, também é o sentimento de Kellem Crystina, que tem como objetivo se tornar professora.

“Essa escola aqui é muito boa, tem ventiladores, tem tudo. Ela é muito linda e tem o pátio pra gente brincar, que a antiga não tinha. Quando for professora quero que meus alunos estudem em uma escola como essa”, disse a estudante.

Para a dona de casa, Taciane Paciência, o novo CME Raimundo Marques Menezes é um sonho realizado, e poder ver seus três filhos estudando em uma escola digna é a certeza de que eles terão oportunidades de um futuro melhor através da educação.

“Hoje meus filhos têm a oportunidade que eu não tive, estudei em uma escola de taipa e eu nunca imaginei que um dia pudéssemos ter aqui no povoado uma escola como essa, lindíssima e digna para as nossas crianças”, afirmou Taciane.

Com o Programa Escola Digna, o governo está construindo, reconstruindo ou reformando mais de 750 escolas no Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração