domingo, 20 de maio de 2018


Moradores do bairro Liberdade, em São Luís, receberam diversos atendimentos da atenção básica disponibilizados pelo Governo do Estado através do Mais Saúde, neste sábado (19). A 14ª edição do projeto, que já realizou mais de 115 mil atendimentos na Região Metropolitana, vai até às 12h, deste domingo (20), no Centro de Ensino Estado do Pará.

Durante a ação foram ofertadas consultas médicas, vacinas, exames e atividades de educação em saúde, como oficinas infantis sobre saúde bucal. Além disso, ações de cidadania também foram disponibilizadas às crianças, jovens e adultos que passaram pela escola durante este sábado. 

Uma das especialidades mais procuradas no primeiro dia da edição no bairro da Liberdade foi o setor de dermatologia. A dona de casa Joseane Corrêa Costa, 26 anos, levou a filha Ana Beatriz, de 4 anos, para consultar com um pediatra. Após os atendimento e com a medicação prescrita em mãos, ela aprovou a ação. “É difícil encontrar atendimento rápido para essas especialidades. É também bom sair com a medicação. A gente precisa e nem sempre tem dinheiro para comprar. Fico feliz com esse serviço na nossa região, pois mostra que a gente também é importante”, atestou.

O aposentado Juarez Gonçalves Ribeiro, 72 anos, aproveitou a facilidade do atendimento perto de casa para cuidar da própria saúde. Com dores nos joelhos, o idoso teria que consultar em outro bairro, mas após as consultas feitas no Mais Saúde, não será mais necessário o deslocamento. “Estou feliz por ter sido bem atendido e não ter precisado sair daqui da Liberdade para outro bairro. O médico me passou uns exames e receitou um remédio para dor. Só tenho a agradecer ao governador por lembrar de nós”, pontuou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o Programa Mais Saúde reforça os atendimentos em Atenção Primária oferecidos pelas gestões municipais. “O Mais Saúde vem para corrigir a desigualdade de oportunidades, talvez o maior mal do nosso estado. Durante as ações nós oferecemos um serviço de qualidade para todos de maneira indistinta e com mais agilidade”, comentou.

Mais Saúde

O projeto oferece atendimentos na área da atenção básica e cidadania. Estão disponíveis na ação consultas com clínico geral, ginecologista, exames preventivos, pediatra, dermatologista, além da atualização da carteira de vacinação, orientações sobre saúde bucal, tabagismo, diabetes e hipertensão e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A população pode realizar, também, testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia) e serviço social.

Para conseguir atendimento com uma das especialidades, como clínica geral, ginecologia, pediatria, dermatologia, ou fazer os exames preventivos e atualizar a carteira de vacinação, é preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem não o tiver, pode tirar um no local.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração