sexta-feira, 4 de maio de 2018


Nesta quinta-feira (3), o deputado Fábio Braga usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre os avanços da educação no Maranhão nos últimos anos. Segundo o deputado, há uma melhora significativa para as comunidades, principalmente na zona rural, por meio de projetos, como o “Escola Digna”, implantado em todo o Estado.

Segundo Fábio Braga, escolas, que antes funcionavam em barracões, são transformadas em um ambiente favorável, com uma infraestrutura básica e uma sala de aula digna para o professor ministrar a aula e para melhorar o aprendizado do aluno.

“A escola é um ambiente de trabalho para o professor, onde o aluno precisa ter o aprendizado decente e ambos devem se sintam bem, assim como os pais e toda a comunidade. Mas, para que isso possa ser uma realidade, a escola precisa ter acomodações dignas”, afirmou Fábio Braga.

Para o deputado, o professor precisa ter um estímulo e uma boa remuneração para garantir a qualidade do ensino. Sem isso, dificilmente esse profissional terá engajamento para fazer uma educação de qualidade. E esse, acredita o parlamentar, tem sido um dos principais investimentos do governo, que atualmente paga um dos melhores salários do Brasil para os professores.

“Um bom professor estimulado, preparado e bem remunerado é o motor para melhorar a qualidade de ensino em qualquer lugar do mundo, é a peça fundamental. E, do outro lado, temos um aluno sadio e estimulado. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de se fazer uma educação de qualidade”, completou Fábio Braga.

Investimentos

Fábio Braga explicou ainda que a atuação dos órgãos públicos é fundamental para a melhoria da educação no Estado do Maranhão. Na cidade de Vargem Grande, por exemplo, as escolas funcionavam de forma precária, e as aulas aconteciam em barracões. Muitas vezes as instalações eram feitas de palha e de barro e os alunos frequentavam as aulas com dificuldades, sem ter acesso às cadeiras ou qualquer equipamento básico de infraestrutura.

“Propus, na época, que eu e o prefeito fôssemos junto ao FNDE e outros órgãos públicos ligados a educação, e tornamos os projetos de Vargem Grande na área educacional, prioridade máxima. Após essas conquistas, quase todas as escolas de Vargem Grande tiveram a infraestrutura na rede escolar melhorada e ampliada”, contou o deputado.

Outro investimento importante, na visão do deputado, é a implantação do IEMA, que é fruto de financiamento junto ao BNDES, aprovado pela Assembleia Legislativa na gestão do anterior e implantado na atual pelo governador Flávio Dino. Segundo Fábio Braga, projetos como este são um investimento a longo prazo, mas que garantem uma evolução significativa nos índices educacionais para as próximas gerações.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog