segunda-feira, 30 de abril de 2018



Cerca de 200 mulheres quebradeiras de coco babaçu do município de Presidente Médici, participaram ontem da eleição da primeira diretoria da Associação de Extrativistas do Babaçu.


A Associação que nasceu no seio da Comunidade de Ubinzal ganhou um movimento histórico para a luta das quebradeiras de coco na cidade, onde graças a muitos esforços poderão desenvolver melhor o extrativismo vegetal, a cadeia produtiva e a comercialização do coco babaçu e dos produtos derivados dele.


A criação da Associação de Extrativistas do Babaçu trará grandes benefícios para essas guerreiras como parcerias com entidades governamentais e também conquistas de politicas públicas que beneficiem o seu público alvo.

Para Maria quebradeira aposentada, que atualmente desenvolve atividade de beneficiamento do óleo do coco, e se encontra como Secretária da Associação de Extrativistas do Babaçu muita coisa vai mudar na vida das trabalhadoras “A Associação é uma família, e a Presidente da Associação se torna a mãe de todas, visando sempre a união das associadas”, refletiu Dona Maria.

O evento promovido pela Secretaria de Agricultura aconteceu ontem no Ginásio Poliesportivo da Comunidade de Ubinzal e reuniu cerca de 230 pessoas.
Prefeita Ivone Pinho participou deste momento histórico 
Vários autoridades politicas como a Presidente do PR Mulher Detinha, Prefeita Ivone Pinho , Presidente da Câmara João Barbosa Frazão (João Galo Roco) de Presidente Médici participaram deste grande evento, como também lideranças comunitárias locais.


As quebradeiras contaram com o apoio da Prefeitura Municipal através da equipe da Secretária de Agricultura que vem buscando parcerias para a criação da Associação que deste o inicio de 2017 através de parceiros como SENAR, SEBRAE entre outros, vem oferecendo cursos para o melhoramento e adequação do sabonete, do óleo e outros produtos derivados do coco babaçu, compatíveis com as exigências de mercado.


O evento foi o pontapé inicial para as quebradeiras realizarem a eleição da Diretoria (Presidente, Vice Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros e Conselho Fiscal). A Associação é praticamente composta por mulheres tendo apenas um homem associado na Associação.



Para as extrativista do babaçu que mesmo em frente a dura realidade da quebra do coco babaçu, seguem sonhando diante dos vários benefícios que a Associação de Extrativista do Babaçu poderão lhe proporcionar .

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog