quinta-feira, 19 de abril de 2018

Mais de 200 municípios se reúnem em São Luís para 2° capacitação do Selo Unicef


São Luís sedia a segunda capacitação do Selo Unicef nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, no Convento das Mercês. A adesão ao Selo no Maranhão chega a mais de 90% dos municípios. Mais de 200 cidades serão representadas no evento por técnicos, gestores e conselheiros. O Selo Unicef é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Nesta fase do projeto, os gestores vivenciarão a metodologia para a realização dos Fóruns Comunitários, etapa obrigatória na realização do Selo, a ser cumprida até junho nessas cidades. O Fórum tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. A partir da escuta, os municípios desenvolverão um Plano de Ação, voltado para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na promoção de direitos das crianças e adolescentes.

O Maranhão abriu o ciclo de capacitações em novembro do ano passado. De lá pra cá, os municípios desenvolveram inúmeras atividades, entre elas, o diagnóstico participativo da situação da infância e adolescência, adesão à Campanha “Fora da Escola Não Pode”, de busca ativa escolar e de criação de núcleos de adolescentes para engajamento e mobilização destes públicos para o debate de seus direitos.

O Selo Unicef é realizado em todos os nove estados da Amazônia Legal, com a participação de 639 municípios de um total de 805 na região. São 209 municípios participando do Selo no Maranhão.

Compromisso pela infância

Os municípios que se inscreveram assumiram o compromisso de elaborar um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninos e meninas, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O Unicef, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.

No final da edição, os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com o impacto social que o programa teve no município e com as ações estratégicas e políticas públicas desenvolvidas.

SERVIÇO

O QUÊ? 2º ciclo de Capacitação do Selo Unicef no Maranhão 
QUANDO? Nesta sexta-feira (20), às 8h 
ONDE? Convento das Mercês, Rua da Palma, n. 502, Bairro Desterro

Contato: Ascom Secretaria de Estado de Políticas Públicas (Seepp) – (98) 98113-7627 (Vanessa Ribeiro) 
Porta-vozes: Marcos Pacheco – secretário de Estado de Políticas Públicas / Anyoli Sanabria - coordenadora do Território Amazônico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)


0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE