quinta-feira, 15 de março de 2018

No Maranhão, prefeitura oferece a metade de uma espiga de milho como merenda á alunos de escolas municipais


José Reis Neto
José Reis Neto,Prefeito de Aldeias Altas
ALDEIAS ALTASRevoltante, foi assim que muitos internautas definiram a situação de alunos da rede municipal da cidade maranhense de Aldeias Altas. Segundo matéria vinculada pela Rede Globo os alunos estão recebendo a metade de uma espiga de milho como unica fonte de alimento na hora da merenda escolar.

O Maranhão mais uma vez foi destaque na mídia nacional, desta vez, a exemplo de outras vezes muito negativamente. O Telejornal Bom Dia Brasil que foi ao ar nesta quinta-feira (15), mostrou a situação dos alunos em escolas municipais de Aldeias Altas 392 km de São Luís, que comem meia espiga de milho como merenda escolar.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a merenda escolar na educação básica deve suprir pelo menos 20% das necessidades nutricionais de uma criança, que no caso seria uma refeição. O MEC afirmou que em 2017, foram repassados à Aldeias Altas, mais de R$ 1,2 milhões de reais. Este ano, a previsão é de que seja repassado mais de R$ 739 mil reais ao município.

Quando procurado, o secretário de Educação do município, Márcio Gaido, afirmou que o milho é comprado por produtores rurais de Aldeias Altas e que é apenas um dos itens que compõe a merenda escolar. Ao ser perguntado sobre o que seria uma refeição suficiente às crianças, ele disse que a comida era nutritiva e elogiada.

“A merenda não é uma refeição. É uma merenda. O recurso que vem para a merenda não vem para uma refeição, vem para merenda. Então o que o município faz? Procura melhorar buscando algo saudável. (…) O milho é uma merenda nutritiva. Sabemos disso. Inclusive foi algo muito elogiado. O índice de satisfação da merenda escolar da nossa cidade é muito grande”, declarou o secretário. 

Ao contrário do que afirma o secretário, a nutricionista entrevistado pela reportagem deixa claro que embora nutritivo o milho tem baixa caloria e não deve ser usado como unica fonte de alimento, pois não terá todos os nutrientes necessário para uma alimentação saudável.

O apresentador do telejornal, Chico Pinheiro finalizou questionando ao senhor prefeito do município de Aldeias Altas se em seu gabinete é servido a metade de uma espiga de milho como lanche. O prefeito do município é José Reis (PP).

Vejam abaixo a matéria do telejornal da TV Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE