segunda-feira, 26 de março de 2018

LUIS DOMINGUES | Governo do Estado inaugura agroindústria de beneficiamento da juçara/açaí beneficiando famílias da região



Investimentos de mais de R$ 1 milhão de reais do Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, estão fazendo avançar as ações de fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo com foco na juçara/açaí (região Alto Turi e Gurupi). E nesta segunda-feira (26), dezenas de famílias receberam um reforço com a inauguração da estrutura física da agroindústria de beneficiamento da produção. Só para reforma, ampliação e requisição de equipamentos da agroindústria estão sendo investidos cerca de 300 mil reais.

Dentre as ações de fortalecimento, estão a entrega de kits de irrigação, aquisição de equipamentos e de veículos para assistência técnica. Para a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo, a cadeia da juçara/açaí vai beneficiar diretamente 70 extrativistas por municípios nos municípios de Amapá, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Carutapera e Luís Domingues.

“Hoje temos um Governo que está lado a lado com o trabalhador rural. A inauguração desta agroindústria reafirma o nosso comprometimento com a agricultura familiar e o extrativismo do Maranhão, nessa caminhada de construção de um Estado mais justo e de melhores oportunidades para o homem do campo”, enfatiza o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Para o presidente da Associação dos Trabalhadores com Açaí de Luís Domingues, Gabriel do Carmo, a inauguração das instalações da agroindústria de polpa da juçara “vai ser valorizada, porque com o beneficiamento o produto ganha valor”.


Para o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, o governador está dando condições para os técnicos da Agência prestar uma assistência técnica de qualidade e desenvolver a agricultura familiar no Maranhão.

Capacitação

Ainda nesta segunda, o coordenador de cooperativismo e associativismo, Carlos Augusto ministrou curso sobre a forma de gestão das organizações e acesso aos mercados.

Participaram da solenidade o prefeitos de Luís Domingues, Gilberto Braga, secretária de Agricultura do município, Adna Costa, a superintendente de Organização Produtiva da SAF, Loroana Santana, o superintendente de Articulação Política, Ivanilton Amorim, gestor regional da Agerp de Zé Doca, seu Cabecinha, representante do SINTRAF-MA, Izabela Catrina, lideranças políticas, vereadores e autoridade da região.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE