sábado, 24 de março de 2018

Governador Flávio Dino visita beneficiados com a programas Cheque Minha Casa e Casa Cidadã



Duas famílias que moram em bairros diferentes de São Luís tiveram nesta sexta-feira (23), uma surpresa especial. Em comum, as famílias de Miriam França Martins e de dona Conceição Diniz Vidigal tem o fato de terem sido contempladas com programas do Governo do Estado e terem recebido a visita do governador Flávio Dino em suas casas. 

“Fiquei muito satisfeito de visitar algumas famílias que são beneficiárias desses programas e verificar o grande sucesso que é medido pelo resultado que a gente vê na melhoria das habitações, que são perceptíveis, mas sobretudo pelo sorriso, pela acolhida, pelo abraço, pelo agradecimento que mostra que são programas vitoriosos porque são programas que vão na direção correta de garantir que aquilo que o Maranhão possa oferecer seja para todos e não para a poucos”, conta o governador Flávio Dino. 

A visita começou pela casa de Miriam França Martins, que mora na Jordoa com o esposo Francisco e as três filhas. Lá, o governador Flávio Dino viu de perto como o programa Casa Cidadã, que beneficia moradores da grande ilha de São Luís com a reforma completa ou substituição de moradias de pessoas com mobilidade reduzida, ajudou a vida de Ariadna, de 28 anos, uma das filhas de dona Miriam, que tem paralisia cerebral e tinha que conviver com a dificuldade de se locomover dentro de sua própria casa.

“Sempre tivemos a dificuldade de fazer coisas mais comuns com ela, desde dar banho a sair de casa, era preciso que o pai a pegasse no colo e carregasse porque a casa não estava preparada para alguém de cadeira de rodas. Sempre foi muito sofrido porque não tínhamos condições de fazer as mudanças na casa. Era um sofrimento”, conta Miriam.

Segundo a dona de casa, as coisas começaram a melhorar quando uma vizinha falou sobre o programa do Governo do Estado.

“Eu estava aqui em casa e uma moça da associação de moradores veio dizer que o Governo tinha um programa para ajudar a gente. Fui saber melhor sobre o Casa Cidadã e não demorou muito para que a equipe chegasse aqui para começar as obras”, conta.

“Foi um mês que tivemos que sair de casa enquanto eles reconstruíam essa aqui. Fizeram rampa de acesso, aumentaram as larguras das portas, refizeram o telhado, o reboco, o banheiro e cozinha. A casa ficou outra coisa, bem melhor. É uma nova casa que facilita muito nosso dia a dia com a Ariadna”, conta Miriam.

Durante a visita, Miriam e Francisco contaram pessoalmente ao governador Flávio Dino o que mudou com a reforma da casa. “Tudo”, ela conta com entusiasmo.

“Tudo mudou para melhor, agora ela pode tomar banho dentro do banheiro, pode sair pela rampa e a circulação dela ficou melhor dentro de casa”, conta lembrando do tempo em que a filha tinha que tomar banho na cozinha porque não cabiam duas pessoas no banheiro da casa.

O projeto, executado pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), prevê dotar as moradias de condições de acessibilidade, reformando e melhorando as residências de pessoas com deficiência de acordo com os padrões técnicos da NBR 9050:2015.

A secretária de Cidades, Flávia Alexandrina, destacou que o ‘Casa Cidadã’ é um projeto pioneiro implantado em São Luís. “Nós licitamos uma empresa que a partir da demanda trazida dos associações e união de moradores listaram os beneficiados para receber as adequações em suas habitações. O programa opera na grande São Luís, que é dividida em 10 regiões, envolvendo todos os bairros de São Luís, saindo do Jaracaty, Ilhinha, e chegando em lugares como a Jordoa da dona Miriam. Ao todo, 110 famílias já foram beneficiadas com a reforma e adaptações de suas residências ”, conta a secretária.

Barreto 

Depois de conhecer a nova residência da família Martins, o governador Flávio Dino se deslocou para o Barreto, onde sete pessoas da família de Conceição Diniz Vidigal puderam reformar a sua casa com a ajuda dos R$ 5 mil do Cheque Minha Casa. 

“Isso foi uma benção de Deus. Eu fiz o piso, o reboco, o banheiro e arrumei a cozinha. A casa era muito podre, mudou tudo. A casa era só o tijolo e o piso de chão batido”, conta ela que divide a casa com o marido e as quatro filhas.

Odimar Vidigal, esposo de Conceição, é deficiente visual e conta que antes da reforma tinha medo de andar dentro de casa. “O chão era batido e muito ruim de andar. Já cai muitas vezes”, relembra.

Com as mudanças, a família vive uma outra realidade, como conta Conceição. “Agora tenho prazer de estar na minha casa. Não tenho mais os ratos e baratas que entravam aqui pelos buracos dos tijolos. Tenho é muita alegria e gratidão por ter uma casa melhor para morar com minha família”, afirma com um largo sorriso.

Sorriso que também não saiu do rosto do governador Flávio Dino que agradeceu a acolhida das famílias.

“Quando a gente vê uma melhoria concreta, de pessoas vivendo melhor, nós reforçamos a convicção de que esses novos programas, que nós lançamos, vieram para ficar. De modo que, com certeza, outras milhares de famílias vão continuar sendo beneficiadas por esses programas, que visam garantir que os direitos das pessoas sejam observados desde bem pertinho daquilo que é o principal da vida de cada um, que são as pessoas amadas, a família, os filhos”, conta o governador. 

Programas (BOX)

O Cheque Minha Casa é destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de apoiar a reforma, a ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel e beneficiou quatro mil famílias residentes nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que receberam R$ 5 mil reais para realizar reformas em suas residências, definindo elas mesmas as necessidades que devem ser atendidas.

Já o Casa Cidadão, segura a substituição ou reforma de moradia para pessoa com deficiência física. Primeiramente executado em São Luís, o Programa Casa Cidadã contemplou 11º famílias de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, que constam nos cadastros sociais, realizando a reforma ou substituição de habitações para que se tornem residências adaptadas para o receber seus moradores.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE