quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo do Maranhão implanta Agropolo Rio Pindaré em Santa Inês





Com o objetivo de continuar incentivando a agricultura em todo o Estado com base na cultura produtiva de cada região e fomentar a produção dos pequenos e médio agricultores, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) implantou esta semana em Santa Inês mais um Agropolo, o do Rio Pindaré.

“Estou muito feliz com essa possibilidade, pois já trabalho há muitos anos com horta e sonho com uma agrofeira para os produtores locais como eu, venderem seus produtos", declarou o produtor de hortaliças, Pedro Cirqueira.

O Programa Agropolos interage com o Programa Mais Produção ao implantar ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs), de acordo com a vocação produtiva de cada região. O novo Agropolo abrange, inicialmente, os municípios de Pindaré, Monção e Santa Inês, incentivando as cadeias produtivas de hortifruticultura, aquicultura e arroz.

O objetivo dos agropolos é desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses.

“O Agropolo Rio Pindaré será de grande importância para o desenvolvimento da região, principalmente no tocante à organização empreendedora das unidades produtivas, assistência técnica, aumento da produção e comercialização dos produtos regionais, possibilitando a geração de emprego e renda’’, ressaltou Johnson Matos, coordenador do Agropolo Rio Pindaré.

Na ocasião, além dos produtores, estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, BASA, SEBRAE, SENAI, SENAR, IEMA, FIEMA e Secretarias Municipais de Agricultura, além de membros dos Sindicatos dos Produtores de Santa Inês, Monção, Pindaré-Mirim e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santa Inês, Monção e Pindare-Mirim.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, destacou que “esse é um momento de mudança, e de mudança para melhor, onde o Estado está no caminho do desenvolvimento. E a agricultura é um dos pilares deste desenvolvimento, incentivar a produção e fazer o pequeno agricultor crescer é realmente muito importante e é isso que o Estado está fazendo aqui”.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a implantação de um novo agropolo reforça a parceria entre Governo e instituições participantes do programa e leva conhecimento e tecnologia a mais uma região do estado. “Assim como hoje os produtores do Agropolo da Ilha conseguem abastecer supermercados da Região Metropolitana com hortifrutis e ter mais renda e qualidade de vida, queremos levar essas oportunidades a mais regiões, com capacitação, equipamentos e assistência para elevar o patamar tecnológico e de produção em todo o estado”, frisou.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE