segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Última operação Lei Seca de 2017 leva mais segurança ao trânsito


Operação Lei Seca na Avenida Professor Carlos Cunha (Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), através da Coordenação de Educação para o Trânsito, e em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), participou da última operação Lei Seca de 2017, neste fim de semana, com o objetivo de desestimular o uso de bebida alcoólica por motoristas.

A ação fiscalizatória aconteceu na Avenida Professor Carlos Cunha, no Calhau, bem próximo à sede do Comando Geral da PM, e contou com a participação de dez policiais, uma viatura e uma van do BPRv, além da equipe formada por três educadores de trânsito do Detran-MA.

Os condutores parados pela blitz do BPRv também foram abordados pelos educadores do Detran-MA, que distribuíram panfletos educativos e explicaram sobre o risco de se misturar álcool e direção.

O sargento José Hortêncio Pires, que estava no comando da operação, ressaltou a importância da fiscalização. “Nós estamos cientes que a legislação atual oferece uma multa pesada com graves consequências para o condutor que insiste em dirigir alcoolizado, mas essa legislação rigorosa precisa vir acompanhada de um trabalho de fiscalização intenso, e essa é a nossa parte nessa luta contra os acidentes de trânsito causados por embriaguez ao volante”, ressaltou.

Para o coordenador da ação educativa do Detran-MA, Gilmárcio Chaves, o trabalho que vem sendo realizado pelo Departamento já está colhendo resultados. “É cada vez mais comum você ver pessoas que preferem deixar o carro em casa quando vão para algum evento onde podem ingerir bebidas alcoólicas. Isso mostra que nosso trabalho está conseguindo conscientizar a população”, afirmou.

A atendente Luisa Ribeiro foi parada pela blitz quando trafegava com sua motocicleta. Ela ela passou pelo teste do etilômetro e afirmou que esse tipo de ação deixa a cidade mais segura. “A gente que segue as leis corretamente se sente mais tranquila sabendo que as autoridades estão coibindo esse pessoal que insiste em dirigir bêbado”, declarou.

Sobre a Lei Seca
Operação Lei Seca na Avenida Professor Carlos Cunha (Divulgação)

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, também chamada de Lei Seca, foi aprovada com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados. Além de proibir qualquer consumo de álcool, proíbe a venda de bebidas alcoólicas ao longo de rodovias federais.

Atualmente, o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito à multa, considerada gravíssima, no valor de R$ 2.934,70, e que leva à apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. 

Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado. Se apresentar níveis de álcool acima de 0,33 mg/l, o motorista corre o risco de ser preso por um período de detenção de seis meses a um ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE