segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Após incêndio, Procon Móvel emite documentos a moradores da Portelinha




Neste sábado (6), o Procon Móvel levou serviços de cidadania ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Liberdade, no bairro da Fé em Deus, onde atendeu os moradores da Portelinha, que perderam todos os documentos durante um incêndio na comunidade. Na sexta-feira (5), a ação esteve também no Conjunto Habitar Edinho Lobão, em São José de Ribamar, e no bairro Recanto da Paz, em Paço do Lumiar.

Na Portelinha, 586 cidadãos emitiram documentos, além de receberem cestas com alimentos e consultas, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) e a Cruz Vermelha. Ao todo, foram 1.536 atendimentos durante os dois dias de atividades. 

"A comunidade da Portelinha sofreu um grande incêndio, muitos cidadãos perderam a documentação, instrumento básico de cidadania. Por isso, em parceria com a Semcas e a Cruz Vermelha, estamos disponibilizando toda a assistência que essas pessoas precisam", disse o presidente do Procon/MA e do VIVA, Duarte Júnior.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Andreia Lauandi, a ação é importante para auxiliar as pessoas que perderam tudo no incêndio. "A assistência institucional e apoio às necessidades imediatas estão sendo disponibilizadas, assim que tomamos conhecimento do ocorrido e essa parceria com o Procon contribui ainda mais", enfatizou. 

“Por orientação do prefeito Edivaldo temos reunido nossos esforços para prestar o melhor atendimento às famílias que passam por esse momento difícil. A articulação da Semcas com o Viva Cidadão é essencial para que as famílias possam ter acesso aos benefícios sociais como o aluguel social, pois só de posse dos documentos elas podem ser contemplados”, completou a secretária.

O autônomo Raimundo Nonato, de 42 anos, morador da Portelinha que emitiu o RG, agradeceu pela iniciativa. "Fiquei satisfeito com o atendimento, precisava de um novo documento”, relatou. 

A comunidade

No dia 30 de dezembro, um incêndio foi provocado por um curto circuito em uma das moradias na comunidade da Portelinha. Em pouco tempo o fogo se alastrou devido às construções serem de madeira, erguidos sobre uma área de maré. A destruição foi total. As famílias não tiveram tempo de salvar absolutamente nada.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Semcas, está prestando assistência às famílias afetadas pelo sinistro desde o dia do ocorrido. Inicialmente o atendimento se concentrou em atender as necessidades emergenciais como a distribuição de redes e água e identificação das vítimas do sinistro. 

Em seguida a secretaria deu orientações das necessidades para emissão da segunda via dos documentos perdidos no incêndio pelas pessoas afetadas, o que vem sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio do VIVA/Procon.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE