sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Fábio Braga e Eduardo Braide vistoriam obra de recuperação da Barragem do Bacanga


Fábio Braga e Eduardo Braide em visita ao Bacanga.
Os deputados Fábio Braga (SD) e Eduardo Braide (PMN), membros da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia, visitaram, na tarde desta terça-feira (12), a obra de recuperação da Barragem do Bacanga. O subsecretário de Estado da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA, Adenilson Pontes, Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA), o cientista ambiental Márcio Vaz e moradores do entorno acompanharam a visita.

A obra de recuperação da Barragem do Bacanga foi iniciada em 2015, quando a barragem sofreu um colapso, no mês de outubro, por conta da falta de manutenção da barragem, ocasionado pelo rompimento da comporta principal, e teve um primeiro prazo de entrega para dezembro de 2016 e um segundo para agosto último. O projeto completo de recuperação da Barragem do Bacanga está avaliado em R$ 48 milhões.

Em maio deste ano, a Comissão de Obras e Serviços Públicos vistoriou a obra e ouviu da empresa responsável pelos serviços, à época, que concluiria a obra em agosto último. Porém, hoje, se constatou que mais um prazo de conclusão dos serviços não foi cumprido.

Segundo Adenilson Pontes, foi contratada a empresa Gomes Sodré para concluir a obra, uma vez que a empresa anteriormente responsável não cumpriu com o prazo de conclusão, que seria 21 de agosto. “Mas já fizemos a substituição da comporta, que se encontra em pleno funcionamento. Estamos, agora, no trabalho de recuperação das duas pontes, que está mais demorado porque optamos por um método que evita a interdição do trânsito, por isso está mais demorado”, explicou.

No entanto, de acordo com Adenilson Pontes, até o final deste ano, a obra será concluída, ficando para o próximo ano o projeto de Revitalização do Entorno da Barragem, que ainda está em fase de elaboração, atendendo a uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE).

Eduardo Braide acrescentou que a Comissão de Obras e Serviços Públicos vai elaborar um relatório sobre a vistoria realizada e acompanhar a entrega da obra de substituição das comportas e recuperação das pontes, assim como o projeto de revitalização do entorno da Bacia do Bacanga. “Vamos cobrar, após a entrega da obra, que o serviço abertura e fechamento das comportas seja executado por uma empresa especializada e que não cause mais prejuízo e transtorno à população do entorno da Barragem”, acrescentou.

Fábio Braga demonstrou preocupação quanto ao risco de se ter um alagamento das áreas do entorno da Barragem do Bacanga que estão abaixo do nível do mar como, por exemplo, o bairro Sá Viana. “É preciso que se tenha um plano muito bem elaborado de operação de abertura e fechamento das comportas. A obra aqui realizada vai permitir que se renove as águas do Lago Bacanga mais vezes que antes. Mas é uma operação complexa e que exige muito cuidado”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE