segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Mais Saúde contabiliza mais de sete mil atendimentos na região do Caratatiua





Com 7.413 atendimentos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou neste domingo (26) a sétima edição do Mais Saúde, programa que tem o objetivo de fortalecer o atendimento de atenção primária na Grande São Luís e que levou em média 20 tipos de serviços à região do Caratatiua.

Nesta edição, em alusão ao Novembro Azul, moradores dos bairros Caratatiua, João Paulo, Ivar Saldanha, Santa Julia, Apeadouro, Jordoa e Fé em Deus, também tiveram atendimento médico especializado em urologia para homens.Realizado na Unidade Escolar Sagarana I e II, o Mais Saúde reuniu 200 profissionais da rede estadual e municipal que atuaram durante a ação, oferecendo consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra e dermatologista. 


Por meio do Programa Estadual do Glaucoma, foram ofertadas avaliações oftalmológicas para diagnósticos de glaucoma e catarata. A população também pode atualizar a carteira vacinal, fazer avaliação da saúde bucal, ter acesso a assistência farmacêutica, além de realizar testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explica o objetivo da ação, que tem apresentado como resultado benefícios concretos na vida dos cidadãos. “Os homens precisam entender que cuidar da saúde como um todo é necessário. Sem preconceitos, sem vergonha. Muitas das doenças, só se tornam mais graves e irreversíveis se não forem tratadas a tempo. Não podemos descuidar ou ignorar sinais emitidos pelo corpo”. 

Diversidade de serviços

Anexo à escola, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer realizou exames preventivos do câncer do colo do útero, papanicolau. Como parte da programação, o projeto ainda realiza palestras educativas. 

Enquanto aguarda atendimento, a população teve palestras sobre hepatite, hipertensão, diabetes, Aedes Aegypti, saúde mental, entre outros. A variedade de serviços chamou a atenção da moradora Josiane Pereira Penha, 35 anos, que aproveitou o Mais Saúde para fazer todos os atendimentos oferecidos no sábado e retornou no domingo para trazer as três sobrinhas."Estive ontem, fiz glicemia, tirei pressão, fui ao médico de vista, agora vou ao ginecologista. Vim fazer o pacote completo!”, contou. 

“Eu achei isso aqui muito bom, porque de uma vez, a gente vai tem vários médicos, se precisar de algo mais, eles já nos mandam para uma clínica ou hospital. Hoje, eu trouxe minhas sobrinhas para tomarem vacina, consultarem, temos de aproveitar este serviço e todo mundo aqui me atendeu tão bem", completou.

Durante o Mais Saúde todos os pacientes cujo diagnóstico necessitaram de acompanhamento, foram encaminhados para atendimento nas unidades de referência da rede estadual de saúde.“O Mais Saúde tem se consolidado a cada edição, estamos fortalecendo e aproximando os serviços de saúde da população, facilitando o acesso ao atendimento. As pessoas aproveitam a proximidade de casa para buscar os serviços de saúde. 

Fora que essa proximidade nos ajudou a ficarmos alertas a respeito de algumas doenças como a sífilis e o glaucoma. Antes muita gente tinha e nem sabiam, com o Mais Saúde, elas vem aqui e é detectado, nos ajuda a fortalecer programas de combate a essas e outras doenças e também encaminhá-las para o tratamento adequado”, explica Sandro Monteiro, coordenador do Programa Mais Saúde no Maranhão.

Realizado anteriormente nos bairros: Vila Embratel, Anjo da Guarda, Coroadinho, Cidade Operária, Maiobão e Vila Cafeteira, com os atendimentos realizados nessa edição, o programa Mais Saúde chega à marca de 63.128 atendimentos com índice alto de satisfação da população.

Acompanhado da esposa, Aricelma Almeida, Janilson Silva, 32 anos chegou por volta das 9 da manhã e ficou surpreso com a rapidez do atendimento. “Eu cheguei e com dez minutos, me encaminharam logo pra triagem, não são nem 11 horas e eu ela já fizemos vários exames e agora estou aqui no médico. Durante a semana por falta de tempo, a gente acaba não indo ao médico, então é bom por isso também, porque a gente não perde tempo, faz tudo, sai com remédio, encaminhamento. Gostamos muito!”, comentou o morador.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE