sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Soluções para a Baixada

Programa ‘Mais Asfalto’  contempla diversos municípios da Baixada Maranhense. 

A Baixada Maranhense é uma das regiões mais belas e ricas naturalmente do nosso Estado. Contudo, a população constituída por quase meio milhão de habitantes foi por muito tempo abandonada. A dívida do Estado para com esta região remanesce do período colonial, quando os mais vulneráveis, notadamente índios e negros foram dizimados, açoitados e relegados à margem pelo poder dominante. O coronelismo e a exclusão se perpetuaram na maioria dos municípios até o início deste século.

Nos últimos dois anos e oito meses, a Baixada Maranhense experimenta virtuoso ciclo de investimentos em políticas públicas realizado pelo governador Flávio Dino. Resgate social e histórico. As ações e projetos contemplam áreas essenciais, como saúde, infraestrutura, educação e produção. A conclusão e funcionamento do hospital regional Dr. Jackson Lago, na cidade de Pinheiro assegura atendimento de média e alta complexidade, que beneficia a população de dezenas de municípios da região. Outra unidade hospitalar está em construção na cidade de Viana. Acesso adequado e célere à saúde. Municípios com baixo IDH, como Cajari e Pedro do Rosário recebem também profissionais da Força Estadual de Saúde, que com equipe multidisciplinar realizam atendimento domiciliar oferecendo atenção básica à saúde daqueles que mais precisam. Programas de largo alcance social, como o Bolsa Escola, para aquisição de material escolar; Escola Digna, que substitui escolas de taipa e palha por espaços onde as crianças podem aprender com dignidade, bem como a reforma, reconstrução de escolas.

A região receberá unidades plenas do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia), nos municípios de Santa Helena e São Vicente de Ferrer. São Bento já conta com escola em tempo integral. O ensino superior também recebe investimentos no polo da Uema.

As principais rodovias da região estão sendo reconstruídas. A MA-014, no trecho que liga Vitória do Mearim a Três Marias e a MA-106, do porto do Cujupe até Governador Nunes Freire. A rodovia, que liga Pedro do Rosário à BR-316 (Cocalinho), está sendo concluída, bem como a Estrada do Peixe, de Matinha a Itans. A reforma e ampliação dos terminais do Cujupe e Ponta da Espera. O Mais Asfalto apoia os municípios na tarefa de melhorar as vias urbanas das cidades, garantindo escoamento da produção e mobilidade, além de gerar emprego e renda.

Ainda este ano, o governo Flávio Dino vai começar intervenções para melhorar a qualidade de vida dos baixadeiros. Sobretudo, aqueles que tiram seu sustento dos campos inundáveis da região. É o Programa Diques da Produção. Construção de canais e barragens, que visam perenizar o máximo possível as águas nos campos para assegurar a criação de peixes, animais e cultivo de frutas e hortaliças em mais de 30 municípios. O programa Água para Todos retira milhares de pessoas do sofrimento com a falta d’água.

Todo este conjunto de obras e serviços cuida de reparar em grande medida décadas, séculos, de exclusão de um povo, cuja história é marcada pela luta em defesa dos seus direitos. Antes, suprimidos. Agora, garantidos para todos.

Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE