terça-feira, 19 de setembro de 2017

Prefeitura de Godofredo Viana promove Campanha de Vacinação Antirrábica


A Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Funasa , realiza no período de 01 a 30 de Setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. A Vigilância Epidemiológica preparou um calendário para atender os moradores da zona rural e urbana, com vacinação de cães e gatos, além de pontos determinados nas comunidades. O Dia D da vacinação será no dia 23 de Setembro na sede.


Apesar da raiva ser considerada, nos dias atuais, uma doença um tanto incomum, ela continua sendo uma grande preocupação entre donos de cães e gatos. A raiva é incurável nos animais e pode afetar os seres humanos, sendo a vacina antirrábica a única forma de prevenção. 
Uma das preocupações dos setores de controle de doenças animais é com o grande número de gatos e, principalmente, cães abandonados nas ruas, não descartando, portanto, a transmissão da doença.


Doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. 

Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: 

Evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.


Dia Mundial da Raiva

No dia 28 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial da Raiva”, que tem por objetivo o de aumentar a conscientização de toda população, além também de fortalecer a prevenção, controle e o surgimento de casos de raiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE