segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Círio de Nazaré reuniu milhares de fiéis em Luis Domingues


A comunidade católica preparou uma grande festa de Nossa Senhora de Nazaré,que teve seu auge no final de semana em Luis Domingues,nos dias 16 e 17 de Setembro. 


Milhares de fiéis, aproveitaram o momento para pagar promessas e render graças e louvores à santa padroeira. A procissão de domingo é uma tradição entre os católicos, inclusive com a participação dos barcos e de ribeirinhos que moram nas proximidades da área urbana. O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é uma das maiores festas religiosas do Brasil e da cidade de Luis Domingues.

Fiéis lotam a Paróquia São João Batista

A Paróquia São João Batista em Luís Domingues celebrou o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que é celebrado anualmente no 3º Domingo de Setembro. 

Como preparação para este dia de festa, foram realizadas romarias, novena nas famílias, peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas comunidades, dentre outras celebrações.

“O Círio é um momento de renovação. É o momento em que as famílias de 
Luis Domingues se reúnem na fé e na esperança de dias melhores. A identidade do povo de nossa cidade está muito vinculada a esse momento, e é por isso que nós procuramos nos preparar cada vez mais e melhor para receber a festa da nossa padroeira”, disse o prefeito Gilberto Braga.

Prefeito Gilberto Braga esteve entre os fiéis na procissão deste domingo(17)


HISTÓRIA DO CÍRIO



Iniciou em 1954, através do sonho do Sr. Floriano Catarino Matos, um Paraense que o destino fez Maranhense de coração, teve a feliz ideia de homenagear a Virgem de Nazaré, como fazem em sua terra natal, a festa do Círio, em Belém. Com o apoio de sua esposa dona Dolores Matos e de dona Bibi Lopes, transformaram aquele sonho em realidade. Escolheram o 3º Domingo de Setembro daquele ano e fizeram a primeira Romaria pelas ruas da então Vila de Luís Domingues.

A festividade do CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, é comemorada há 63 anos, com apoio incondicional das autoridades e família Luís Domingues, e de todas as coordenações constituídas. O número de participantes aumenta a cada ano, graças aos romeiros e caravaneiros de Belém, São Luís, Bragança, e de outras cidades deste imenso Brasil, que propagam a festa e a hospitalidade que recebem do povo de Luis Domingues.

As alegorias tradicionais: Berlinda, Flores, Manto, Corda, Liturgia, Barca de Marujos, Anjos e Personagens Históricos do Cristianismo e a Corda que puxa a Berlinda com a imagem da Santa, tem um significado todo especial: O povo quer pelo menos tocá-la para ligar a sua fé a Virgem de Nazaré.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE