terça-feira, 15 de agosto de 2017

Prefeitura de Luis Domingues realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura Municipal de Luís Domingues , por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no último sábado (dia 12 de Agosto) a 7ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “A atenção básica como porta preferencial para o sistema único de saúde - SUS. O evento foi realizado no Barracão de São Benedito e contou com mais de 100 participantes, dentre eles conselheiros municipais de saúde; autoridades municipais e convidados em geral.
A Conferência tratou de questões atuais como os desafios para gerir o Sistema Único de Saúde diante de um cenário de crises, e através de  palestras esclareceu a comunidade como funciona a estrutura de saúde de Luís Domingues.

Os subtemas foram:

 Noções básicas de Vigilância Sanitária e plano municipal de saneamento.

A gestão diante desse cenário de crise está muito difícil, a demanda da saúde é maior que a receita, então, temos que definir a prioridade da prioridade e ir conduzindo tudo com muita cautela, porém, alguns itens não podem faltar, como remédios e insumos para que o atendimento não pare.
Foram organizados trabalhos em grupo para definição de propostas acerca das temáticas e eleição dos delegados para participação da Conferência Estadual, que acontece em São Luis, em data ainda não informada pelo Conselho Estadual de Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Rita Sodré ressaltou aos presentes que a Conferência é o momento de participação da comunidade na elaboração de propostas de políticas públicas, especialmente para o primeiro ano de governo municipal, visto que as propostas eleitas pelo plenário incorporam o Plano Municipal de Saúde para os anos de 2018 a 2021.

Rita destacou ainda  que para que se conquiste a efetividade do “SUS que queremos”, nosso objetivo para a Conferência é definir propostas que fortaleçam a prevenção e conscientização das pessoas pelos cuidados com a própria saúde; promoção do autocuidado; entendimento da população na relação Saúde x Poder judiciário e Ministério Público; entendimento da saúde como direito, mas com corresponsabilidades entre indivíduo, profissional de saúde, gestão, autoridades sanitárias, empresas e sociedade em geral.





0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE