quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Governo implanta novo Agropolo na região do Munim

 

A região do Munim agora é parte do programa Agropolos, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em diversas regiões do estado. Os municípios de Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e Rosário farão parte do novo Agropolo, implantado em reunião realizada em Presidente Juscelino.

Mais de 150 pessoas, entre produtores, sindicatos, secretários municipais de agricultura, prefeitos, representantes das Agências Estaduais de Defesa Agropecuária (Aged) e de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), instituições financeiras, de ensino e pesquisa participaram do evento, que definiu o comitê gestor do Agropolo e as cadeias produtivas que serão priorizadas na região.
O prefeito de Presidente Juscelino, Magno Teixeira, comemorou o início desse trabalho na região. “Fizemos todo o esforço possível, junto a outros municípios da região, para trazer um Agropolo pra cá, que vai trazer desenvolvimento na área da produção e na nossa economia como um todo”.

A hortifruticultura, piscicultura, mandiocultura serão incentivadas, com assistência técnica e gerencial a produtores, por meio do convênio Sagrima-Senar, aquisição de equipamentos e entrega de sementes e outros insumos.

De acordo com o secretário de Agricultura de Rosário, Valter Costa Souza, o Agropolo do Munim é resultado de um processo de diálogo entre diversos setores. “Há mais de seis meses, estamos fazendo uma discussão regional de produção. Reunimos com agricultores, com a Sagrima, que tem dado toda atenção para a implantação desse Agropolo, que para nós, é um divisor de águas”, resumiu.

Programa Agropolos


O Programa Agropolos é uma iniciativa da Sagrima que busca desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e diminuição das importações de alimentos.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a implantação de um novo agropolo reforça a parceria entre governo e instituições participantes do programa e leva conhecimento e tecnologia a mais uma região do estado. “Assim como hoje os produtores do Agropolo da Ilha conseguem abastecer supermercados da Região Metropolitana com hortifrutis e ter mais renda e qualidade de vida, queremos levar essas oportunidades a mais regiões, com capacitação, equipamentos e assistência para elevar o patamar tecnológico e de produção em todo o estado”, frisou.

Já foram implantados e estão em plena atividade os Agropolos da Ilha, Rio Balsas e Rio Tocantins, enquanto os do Médio Sertão, Rio Pindaré e Rio Munim estão em fase de implantação e outros ainda serão implantados.

O Programa Agropolos interage com o Programa ‘Mais Produção’ ao implantar ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs), de acordo com a vocação produtiva de cada região

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE