sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Governo entrega veículos e equipamentos para reforço ao combate à malária no Maranhão

Equipamentos serão utilizados em 18 unidades regionais de saúde, atendendo 43 municípios. Foto: Gilson Teixeira/Secap

O Maranhão deu importante passo para o reforço e estruturação do Programa Estadual de Controle da Malária, e consequente erradicação da doença, com a entrega de 30 motos e dezenas de outros equipamentos. Em solenidade realizada no Palácio dos Leões na manhã nesta quinta-feira (10), o governador Flávio Dino enfatizou a importância de apoio aos municípios maranhenses na área da saúde pública. Na ocasião, o Governo do Estado entregou também uma ambulância para Olinda Nova.

O pacote de equipamentos para o controle da malária contou com a distribuição de motocicletas para 30 cidades, Ultra Baixo Volume (UBV) costal – utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – para 18 Unidades Regionais de Saúde e pulverizador de 15,2l e termonebulizador – equipamentos empregados no combate da malária e leishmaniose – para 43 municípios maranhenses.

De acordo com Flávio Dino, o Governo do Estado está abrangendo várias ações sobre a saúde pública, como os hospitais regionais, “inclusive realizando mutirões de muita importância, além do atendimento diário”, entrega de ambulâncias e iniciativas também com dimensão preventiva. “Hoje, no caso, estamos entregando veículos e equipamentos que estão sendo disponibilizados àqueles municípios em que há maior ocorrência de indicadores de malária”, explicou.

Ele destacou que o Maranhão consegue ter indicadores melhores que os demais estados da Amazônia, “mas devemos estar atentos justamente em razão dessa proximidade”, pois grande parte dos casos deriva justamente da vinda de pessoas de estados vizinhos, já com a doença. “Então nós estamos reforçando as equipes dos municípios com veículos, para que eles possam ter acesso aos povoados, às comunidades quilombolas, às aldeias indígenas. E também com equipamentos, que estão aqui e serão utilizados exatamente para o combate ao mosquito, os vetores dessa doença”, enfatizou.

Equipamentos serão utilizados em 18 unidades
 regionais de saúde,
 atendendo 43 municípios. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Segundo o governador, o combate neste caso não será só ao mosquito que transmite a malária, mas também a vetores que transmitem outras doenças, os chamados arbovírus, que acontecem no Brasil, como dengue, chikungunya, zika e outras. “De modo que esses equipamentos cumprem múltiplos papéis e é a nossa maneira de ajudar os municípios nessa ação preventiva de enorme importância para o Maranhão.”, completou Flávio Dino.

O secretário de Saúde, Carlos Lula, destacou que esse é mais um programa que tem foco na prevenção, e não apenas na cura da doença. Ele salientou que, no ano e 2016, o Maranhão recebeu o prêmio de ‘Malária Champion of America’, em que o Ministério da Saúde contempla os estados que efetivamente conseguiram medidas drásticas de redução do índice da doença.

“Para se ter uma ideia, a gente está cercado por estados onde a malária é super-endêmica, como Pará e Amazônia, com 20, 30 mil casos por ano. E nós temos, desde 2015, registrado menos de mil casos de malária por ano no Maranhão. De toda a sorte, dentro desses casos, a grande maioria advém de malária importada, ou seja, de pessoas que contraíram em outras regiões do país e acabam por vir ao Maranhão”, frisou Lula.

O secretário disse que o principal objetivo do Governo é zerar a malária no estado, para isso “a gente conta com a parceria dos municípios, os instrumentos que hoje aqui serão doados partirão para a nossa regional de saúde. Ele explicou ainda que a doação das motocicletas tem uma função, sobretudo, de atingir as áreas indígenas, onde a incidência e controle da doença é mais complicado. “As motos servirão para que os agentes possam adentrar as áreas indígenas e com os pulverizadores fazer o controle da malária também nessas áreas”, afirmou.

Equipamentos serão utilizados em
18 unidades regionais de saúde,
 atendendo 43 municípios.
Foto: Gilson Teixeira/Secap
Para o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda, contemplado com uma motocicleta, esses veículos serão importantes para transportar os agentes de endemias para várias localidades distantes dos municípios. “Esses equipamentos vão reforçar esse combate e vai ser fundamental para nós. O Governo do Estado está apoiando os municípios. Queria parabenizar o governador pelo apoio não só nessa área, mas na educação, na saúde e na infraestrutura”, pontuou.

Ambulância
Dado continuidade à política de apoio aos municípios na área da saúde, o governador Flávio Dino entregou também uma ambulância para o município de Olinda Nova do Maranhão. Com mais essa doação, o Governo do Estado chega a 107 cidades beneficiadas com esse importante veículo moderno e equipado.

O prefeito Costinha ressaltou que é muito importante a parceria do Governo do Estado em todas as áreas, principalmente na questão das ambulâncias. “Estávamos sem ambulância no município e o Governo tem feito esta grande parceria, eu tenho certeza que o trabalho continua e ele vai ser ainda mais parceiro dos municípios. Principalmente nos municípios pequenos que precisam desse apoio”, realçou o prefeito de Olinda Nova.


Equipamentos serão utilizados em 18 unidades regionais de saúde, atendendo 43 municípios. Foto: Gilson Teixeira/Secap

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE