terça-feira, 29 de agosto de 2017

Governo entrega histórica Ponte do Balandro, CRAS, sistema de água e ações da educação em Bequimão




Mais uma das famosas lendas maranhenses foi desmistificada nesta terça-feira (29). Em Bequimão, o governador Flávio Dino inaugurou a lendária Ponte do Balandro, sonho de décadas da população local, e, que, no passado, por muitos anos, foi usada como promessa eleitoreira. Além disso, o Governo do Estado entregou uma unidade do CRAS, sistemas de abastecimento de água, uniformes escolares e certificação de alunos da Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA).

Recebido com festa e agradecimentos pelos bequimãoenses, o governador Flávio Dino foi ovacionado por uma obra esperada há anos e que vai melhorar a vida de cerca de 40% da população do município. A Ponte do Balandro – de 72 metros sobre o Rio Itapetininga – vai interligar 18 comunidades rurais de Bequimão e garantirá o conforto e a dignidade das famílias, além da atividade econômica, comércio e produção. Ao todo, foram gastos R$ 2,9 milhões do Tesouro Estadual.

Em seu discurso, Flávio Dino disse que o Governo do Estado possui uma posição clara de só anunciar e se comprometer com as coisas que possam ser efetivamente entregues. “Infelizmente muitos falaram dessa ponte e adiaram esse sonho durante décadas. E nós conseguimos cumprir esse compromisso, como é a marca do nosso Governo”, pontuou.

O governador enfatizou que é com coragem, eficiência e muitas obras que o Maranhão tem, progressivamente, vencido a crise que o Brasil atravessa, diferente de outros estados da Federação que não tem conseguido manter suas atribuições básicas em dia. “Como nós estamos fazendo aqui com essa ponte. Que é uma ponte de sonhos, uma ponte de alegria, uma ponte feita de dignidade para o povo de Bequimão”, afirmou Flávio Dino.

O autônomo Gilvan Macedo chegou cedo ao local do evento para prestigiar o governador e aproveitar para vender pipoca e mingau de milho. Ele lembrou que antes da Ponte do Balandro, os bequimãoenses só tinham a opção de atravessar por um perigoso trapiche, que já fez muitas vítimas, inclusive ele. “Quase caí nela, praticamente quase decepei o braço. Mas com essa ponte nova vai mudar muito no percurso porque eu tenho parentes no Santana, amigos no Balandro, e vai melhorar o tempo que a gente gastava para dar a volta”, relatou Gilvan, lembrando que a ponte encurtará a viagem entre os 18 povoados e a sede de Bequimão em até 23km.

Quem também quase foi vítima da improvisada ponte de madeira foi Andrelina Pereira. “Há tanto tempo ela aí do jeito que estava, já tinha acontecido muitos acidentes, até eu mesmo já cai uma vez. E graças a Deus saiu. Um sonho realizado”, disse feliz a agricultora. Ela contou que até existia uma estrutura de concreto, mas péssima, que cedeu em 2006 e nunca mais recebeu atenção do poder público. A população então teve que construir uma estrutura improvisada e perigosa de madeira, que agora dá lugar a uma nova e segura ponte.

CRAS, uniformes e IEMA


Em continuidade às políticas de prevenção de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, o município de Bequimão recebeu um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o 108º entregue pelo governador Flávio Dino. O novo prédio, totalmente equipado, terá capacidade para atender anualmente 750 famílias e substituirá uma estrutura que era alugada pela Prefeitura de Bequimão.

Ainda durante sua passagem no município, o governador Flávio Dino reforçou a política de investimentos na educação, com a entrega de mais de dois mil uniformes escolares – para os alunos dos Centros de Ensino Aniceto Cantanhede e Manoel Beckman – e com a certificação de 80 alunos nos cursos de formação inicial e continuada da UV-IEMA, nas modalidades costureira e inglês básico.

A visita do governador Flávio Dino se encerrou no povoado Ramal de Quindiua, que foi beneficiado com a implantação de um sistema de abastecimento de água que levará qualidade de vida a centenas de famílias de Bequimão. A previsão é que nos próximos meses mais sete comunidades rurais do município também sejam beneficiados com melhoramento no sistema de abastecimento de água.

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, definiu o pacote de inaugurações como “dia histórico para o nosso município”. Para ele, a inauguração da Ponte do Balandro representa “um sonho de todos os bequimãoenses” que o governador Flávio Dino realiza.

“A inauguração da Ponte do Balandro, obra tão esperada, é uma prova de respeito ao povo de nossa terra e fruto do trabalho de muita mãos que o senhor coroa a nós. Esta obra tem um forte impacto na vida de grande parte das famílias de Bequimão”, ressaltou. Ele comemorou ainda o novo prédio do CRAs, que melhorará a prevenção de situação de vulnerabilidade e risco atendendo, principalmente, as pessoas mais carentes, que são as que mais precisam.

“Quero externar o meu agradecimento na grave crise econômica que atravessa o país. A nossa gestão é pautada em parcerias, e continuarei sempre buscando o apoio do Governo do Estado através da sua pessoa”, afirmou o prefeito ao governador Flávio Dino.

Ponte Central/Bequimão e mais ações

A passagem da comitiva do Governo do Estado por Bequimão marcou também o anúncio de novas ações para o município, entre elas, a garantia da doação de uma ambulância e um ônibus escolar e o início do programa Mais Asfalto. 

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou também que a gestão do governador Flávio Dino está seguindo cronograma normal das obras em outra lenda da Baixada Maranhense: a ponte entre Central e Bequimão. “Vamos entregar a obra no ano de 2018, como foi garantido”, realçou o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE