domingo, 20 de agosto de 2017

Governo entrega 207 títulos de terra para moradores de Paço do Lumiar



“Com o documento, não tenho mais dúvida. Posso fazer o que eu quiser com meu terreno, me sinto mais segura”, diz a aposentada Maria Inês Pereira Sousa, 61 anos, ao receber o título de regularização fundiária de sua propriedade, concedido pelo Governo do Maranhão na manhã deste sábado (19), na Comunidade São Francisco, Maiobão, em Paço do Lumiar.

Ao todo, foram entregues na solenidade 207 títulos de terra para famílias da zona rural de Paço do Lumiar, sendo 56 moradores da Vila Isabel e 151, da Vila Carlos Augusto. Com as entregas, sobe para mais de 1 mil a quantia de títulos distribuídos pela atual gestão em todo o estado.

O programa de titulação fundiária é coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). A iniciativa permite aos contemplados o direito de vender seus imóveis por meio de financiamento junto a instituições bancárias, entre outros benefícios. “Significa uma garantia jurídica para essas pessoas que estão recebendo o título”, afirma o diretor-presidente do Iterma, Raimundo Lídio. “O governador Flávio Dino nos orienta a trabalhar com o maior número possível de títulos de terra, para levar direitos e segurança às famílias”, completa. 

Para o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, a entrega de títulos atende a uma demanda antiga da população: “Queremos entregar 2 mil títulos até o final do ano, o que torna o governador Flávio Dino insuperável na entrega de títulos de propriedade no Maranhão”. 

Segundo Dutra, as próximas comunidades de Paço do Lumiar a serem beneficiadas com titulações de terra são Jardim Mercês, Zumbi dos Palmares e Residenciais Abdalla I e II. Além do trabalho de regularização fundiária, o município também recebe investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

“O governo é parceiro de Paço do Lumiar como de outros municípios, trazendo também asfalto, escolas e unidades de saúde, entre outros benefícios”, diz o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, representando o governador na entrega de titulações. 

Sonho realizado

“Estou muito feliz por esse momento, é um sonho realizado”, declara o vigilante José Roberto Araújo. Ele reside há 13 anos na Vila Carlos Augusto e agora, com o título de sua propriedade em mãos, vislumbra um novo futuro para a família: “Vou ver meus filhos crescerem em uma casa legalizada, é uma herança para eles”. 

A pescadora Rosenira da Costa Cunha, 49 anos, é uma das moradoras mais antigas, com 24 anos de residência na Vila Nazaré. Para ela, a regularização do imóvel é a certeza de uma velhice mais sossegada: “Quero morar no interior e deixar a casa para minhas filhas. Agora a casa é um bem de toda a família e eu só tenho a agradecer”. 

O pintor Paulo Sérgio Bispo, 51 anos, também mora na Vila Nazaré há mais de 20 anos e agradece à regularização de seu imóvel. “É muito bom para a gente ter esse título em mãos. Valoriza mais a nossa casa, nosso bairro”, diz. “Esse documento permite a gente fazer outras coisas, como pedir empréstimo para reformar a casa”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE