domingo, 27 de agosto de 2017

Flávio Dino, em artigo sobre parcerias: “Vamos deixando para trás o tempo de desmandos, arbitrariedades e conchavos espúrios”


"Algumas cidades ficaram décadas sem obras apenas porque seus mandatários locais eram de grupos políticos contrários à oligarquia que por tanto tempo controlou o poder em nosso estado"




Um governo municipalista

Na campanha eleitoral de 2014, assegurei que seria um governador amigo de todas as cidades do Maranhão. Tenho orgulho de dizer que esta é mais uma promessa que estou cumprindo em meu mandato. Hoje, o Governo do Maranhão trabalha em favor dos municípios, sem perseguição política.


Houve um tempo em nosso estado, em que quando um prefeito brigava com o governador, quem perdia era o povo. Algumas cidades ficaram décadas sem obras apenas porque seus mandatários locais eram de grupos políticos contrários à oligarquia que por tanto tempo controlou o poder em nosso estado. Basta lembrar a recusa sistemática de parcerias entre o governo e a cidade de São Luís, durante tanto tempo.


Nas eleições municipais de 2016, os partidos políticos que compõem meu governo ganharam disputas na imensa maioria das cidades do Maranhão. Mas onde perdemos democraticamente, não houve qualquer tipo de retaliação do governo estadual aos novos prefeitos.


Recentemente, tomei duas medidas que comprovam o que digo. Assinei um convênio para repassar recursos à Maternidade Carmosina Coutinho, gerida pela prefeitura de Caxias. E acertei com a Prefeitura de Imperatriz nosso apoio ao bom funcionamento do Socorrão municipal, sob a coordenação do prefeito da cidade, que está definindo a melhor forma de encaminhar soluções a este problema.


São exemplos de que temos tratado a todos com republicanismo. Um dos exemplos é o Programa Mais Asfalto, que está chegando a centenas de municípios. Nós estamos entrando nas cidades e trabalhando para a melhoria da vida das pessoas na rua em que elas moram. São mais de 2 mil quilômetros de estradas, ruas e avenidas em construção ou recuperação. No caso das vias urbanas, ajudando com valores de, no mínimo, R$ 1 milhão por cidade, possibilitando que os gestores municipais usem suas receitas em outras ações. Programa dessa dimensão jamais aconteceu antes.


Importante destacar que estamos atuando em áreas que, segundo a Constituição, são de responsabilidade municipal, isto é, exercemos na prática o conceito de federalismo cooperativo. Estamos tomando a frente da solução dos problemas, como fizemos com o programa Escola Digna. Muitas das escolas novas que estão sendo entregues são municipais. Também temos reformado unidades de ensino que não são nossas. Também já entregamos 80 ônibus e duas lanchas para transporte escolar que atendem às redes municipais, e os municípios, neste caso, nos ajudam com os alunos do ensino médio.


Lembro que 106 ambulâncias de grande porte já foram doadas para prefeituras, para que possam auxiliar no atendimento à saúde nas redes municipais e para melhor integrá-las com nossos hospitais regionais. Agora em setembro, vamos começar a entregar motoniveladoras aos municípios, equipamentos de grande porte para a melhoria das estradas na zona rural.


É assim, trabalhando para o povo e para todas as cidades que fazemos o Governo de Todos Nós. Vamos deixando para trás o tempo de desmandos, arbitrariedades e conchavos espúrios, que tenho certeza que não voltarão mais.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE