terça-feira, 15 de agosto de 2017

Alunos participam de aulas práticas do curso de Soldador ofertado pela Mineração Aurizona



Desde o início de julho está sendo realizado o Curso Profissionalizante de Soldador ofertado pela Mineração Aurizona em parceria com a Prefeitura Municipal de Godofredo Viana através da Secretaria Municipal de Assistência Social e com o SENAI, vem proporcionando conhecimentos na área metalúrgica. 


No total, 40 jovens e adultos da comunidade Aurizona realizam o curso na Unidade Móvel do SENAI, instalada nas proximidades da Mineração Aurizona (MASA) do Curso de Soldador. Os alunos estão colocando em prática a aprendizagem adquirida nas aulas teóricas do curso metalúrgico.

O curso tem duração de dois meses, com carga horária de 160 horas, divididas entre aulas teóricas com tecnologia e desenho aplicado à soldagem e aulas práticas de soldagem na Unidade Móvel do SENAI, recebe 20 alunos no turno da tarde e 20 alunos no período noturno.

O objetivo do curso é o desenvolvimento de competências para cortar, preparar material, soldar e controlar a qualidade do cordão de solda, nas posições plana horizontal e vertical, para confecção e recuperação de equipamentos, máquinas, estruturas metálicas e ferramentas,utilizando materiais em aço carbono.

Para o professor Carlos Braz, do Senai de Bacabal, conta que os alunos aprendem os fundamentos na sala de aula e depois aplicam as atividades na unidade móvel. “O curso funciona com metade da carga horária com aulas teóricas e a outra metade com aulas prática.

Aqui 90% dos alunos saem com condições de realizar os trabalhos tanto na Mineração Aurizona quanto em qualquer outra empresa que venham trabalhar, eles saem preparados”,afirma o professor.

Para o aluno Darlen Sousa, 23 anos, morador do distrito de Aurizona, o curso é muito importante para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. “Esta é uma área que abre inúmeras oportunidades de emprego, além de que o salário também é um grande atrativo”. Darlen destacou ainda que nunca teve oportunidade igual a essa para se qualificar.

"Nunca tivemos oportunidade igual a essa para se qualificar para o mercado de trabalho, é uma oportunidade de ouro, com a qualificação em qualquer lugar do Brasil que eu chegar serei bem recebido”, conclui o aluno.


Sobre o Projeto Capacitar


O Projeto Capacitar integra o Programa Crescer da Mineração Aurizona e tem como objetivo oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos para contribuir com o acesso da comunidade local às oportunidades de emprego e renda geradas na região. O Capacitar é desenvolvido pela Mineração Aurizona em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), poder público, comunidades e instituições da sociedade civil. 

A estratégia de atuação prioriza a capacitação profissional, educação e o apoio para o fortalecimento do mercado de trabalho local. Estabelecer parcerias e somar esforços com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável do território onde atua é uma das premissas que norteiam a atuação da Mineração Aurizona.
Para isso, a empresa acredita que é preciso se integrar às comunidades em que está inserida e atuar de maneira colaborativa com os diversos fatores sociais da região. A MASA acredita que o crescimento sustentável de um território só é possível a partir da diversificação de sua cadeia produtiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE