terça-feira, 25 de julho de 2017

Governo entrega escola quilombola totalmente reformada em Anajatuba

Solenidade de inauguração da escola em comunidade quilombola

O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (24), o CE Quilombola Anajatubense totalmente reformado e revitalizado na comunidade rural quilombola Novo Bacabal, no município de Anajatuba. Presentes os secretários de Estado Felipe Camarão (Educação), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), prefeito Sidney entre outras autoridades.

Felipe Camarão destacou o compromisso do Governo do Estado com a educação escolar quilombola. "O governador Flávio Dino determinou aos secretários uma atenção espacial para as escolas quilombolas. Visitamos as comunidades, dialogando com as comunidades e diagnosticando as necessidades. Agora, estamos retornando à comunidade para entregar a escola totalmente reformada". 

Área interna do CE Quilombola Anajatubense
A unidade escolar atende 322 alunos que estudarão em salas de aula climatizadas. A obra incluiu a construção de uma quadra de beach soccer, passarela coberta, pintura, muro, área de estacionamento, recuperação dos banheiros, do telhado e das esquadrias de madeira, além de revisão do sistema elétrico e hidráulico. 
"Agora, estamos num ambiente novo e climatizado, tudo para melhorar as condições de ensino. Queremos ver nossos alunos aprovados no Enem e estudando na Uema, na Ufma. Isso que é o nosso sonho", comemora a professora Celeste Lima.

A escola recebeu a visita dos secretários em fins de março para diagnosticar as condições físicas e pedagógicas e propor ações de melhorias. A ação faz parte do projeto de revitalização das 18 escolas quilombolas do Maranhão, que receberão melhorias estruturais e pedagógicas como forma de fortalecer a educação escolar quilombola, incluindo entrega de materiais pedagógicos, formação de educadores e melhoria do currículo.

Para o secretário Gerson Pinheiro, a educação escolar quilombola vai passar por profundas mudanças no Maranhão. "Depois de mais de 15 anos aguardando a reforma, a comunidade de Novo Bacabal, finalmente, recebe uma nova escola toda reformada e climatizada, numa demonstração de compromisso do governador Flávio Dino com os povos dos quilombos do Maranhão”. Ele garantiu quer o Governo do Estado vai reformar todas as escolas quilombolas e promover educação continuada para todos os professores das escolas quilombolas e melhorias do currículo".

Além do CE Anajatubense, o Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (23), o CE Nina Rodrigues totalmente recuperado. A revitalização beneficia cerca de 600 alunos do Ensino Médio matriculados nos três turnos. A escola tem oito salas de aula, laboratório, biblioteca, pátio e outros espaços. 

Presentes, também, na solenidade em comunidade rural quilombola Novo Bacabal, no município de Anajatuba, o secretário-adjunto da Seduc, Anderson Lindoso, da gestora de igualdade racial Eliane Frazão, gestores e professores da escola, além de pessoas da comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE