quarta-feira, 26 de julho de 2017

Governo beneficia 171 famílias de Governador Newton Bello com entrega de título de terra


“Após dez anos de muita luta, hoje nós somos os donos de nossa terra”. A declaração é de Averaldo Morais Sousa, presidente Associação de Agricultores 16 de Abril (Asabril), do município de Governador Newton Bello. O Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), está beneficiando 171 famílias de trabalhadores rurais desse município com a titulação coletiva de terra, com uma área de 290 hectares. A entrega aconteceu no auditório da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), na a terça-feira (25).

O programa de titulação do Governo do Estado é realizado por meio do (Iterma), órgão vinculado à SAF, que já promoveu ações em todas as regiões do Maranhão.

Na solenidade, o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, destacou o momento histórico no qual uma comunidade luta, há décadas, pelo direito a terra. “Presenciar este momento de extrema alegria estampada no rosto de cada representante da comunidade é muito gratificante. Agora, eles poderão trabalhar com mais tranquilidade na sua produção rural. A nossa meta é dar celeridade ao andamento de cada processo, que lamentavelmente vem se arrastando há anos, décadas, a fim de que o agricultor familiar possa ter segurança jurídica e dignidade para produzir o sustento de suas famílias”.

Para Averaldo Morais Sousa, poder voltar para Governador Newton Bello com o título de domínio de terra nas mãos é uma conquista. “São dez anos de luta, de suor derramado para a concretização deste sonho. Eu estou voltando para a comunidade com este prêmio que vai nos trazer mais calmaria e segurança porque hoje nós somos os donos de nossa terra”, enfatizou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares disse que o momento é de unir forças em prol do desenvolvimento do Maranhão. “O nosso compromisso é com a população maranhense; é levar qualidade de vida para nossos agricultores. A regularização fundiária é um dos passos principais para que a gente possa ter uma agricultura familiar forte. É da terra que o agricultor e a agricultora familiar do Maranhão tirar o alimento de cada dia e renda”, disse.

O município de Governador Newton Bello, também, é atendido pelo Plano Mais IDH, programa criado no Governo Flávio Dino, para levar desenvolvimento e justiça social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Presentes na solenidade, o secretário de Estado de estado de Direitos Humanos e participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; os secretários adjuntos da SAF, Francisco Sales e Luciene Figueiredo; os presidentes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio Mendonça, e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Maranhão (Fetaema), Chico Miguel; entre outros gestores públicos.

Dos movimentos sociais, presentes representantes da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE