terça-feira, 4 de julho de 2017

Governador Flávio Dino inaugura Casa de Apoio Ninar nesta terça-feira (4)


O governador Flávio Dino inaugura, nesta terça-feira (4), às 9h, a nova funcionalidade atribuída à antiga ‘Casa de Veraneio do Governador’. O imóvel, instalado em um terreno com 6.680,45m², sediará o projeto pioneiro Casa de Apoio Ninar, que amplia o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís.


No espaço serão oferecidos serviços de hospedagem e alimentação gratuitos nos dias de acompanhamento no Ninar; oficinas, cursos e palestras aos familiares e profissionais das crianças em tratamento. O equipamento da área da Saúde dispõe de um espaço de participação e integração entre os usuários da Casa de Apoio. A Casa atenderá tanto crianças e acompanhantes em tratamento no Ninar que são de outros municípios, como que moram em localidades afastadas em São Luís.


No imóvel foram construídos cinco consultórios para atendimento multiprofissional com uma equipe composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos.



A Casa conta ainda com cozinha, refeitório, sala de atividade em grupo, auditório, seis dormitórios e quadra para atividades lúdicas. O imóvel tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez.


Ao todo, 58 multiprofissionais garantirão aproximadamente 1.263 atendimentos por mês, distribuídos em 1.560 horas de estímulo às crianças com problemas de neurodesenvolvimento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investirá R$ 192.842,83 por mês nos recursos humanos que trabalharão na casa.


Sobre o Ninar


O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em 2016, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, oferece assistência gratuita e especializada para crianças da capital e do interior do estado com problemas de neurodesenvonvimento, incluindo crianças com diagnóstico de microcefalia.



Última vistoria para entrega

A última vistoria à obra da Casa de Apoio Ninar foi realizadapelo governador Flávio Dino e representantes do Governo do Estado, no último domingo (2). Durante a vistoria, o governador ressaltou o simbolismo da ação.


“Em vez de privilégios, direitos. Essa é uma visão que tem norteado os passos da nossa gestão. Um dos exemplos dessa grande mudança que o Maranhão atravessa está aqui na antiga casa de veraneio do Governo do Estado, hoje transformada nesse projeto, para servir à população. Essa é uma obra que tem um significado social e simbólico, pois a casa que antes era para poucos será agora de todos e para todos”, disse o governador.


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o significado do projeto. “É muito gratificante para nós ver a conclusão dessa obra que abrigará a Casa de Apoio do Ninar e entregar às famílias um serviço como esse. Com esse projeto, ampliamos no estado a assistência às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias, devolvendo o espaço público ao seu verdadeiro dono, que é o povo maranhense. É com investimentos assim que o Maranhão tem se tornado um estado mais justo, com a oferta de condição de vida digna para todos”, contou.



“Esse não é um lugar para se pensar na doença e sim um espaço que servirá de estímulo para que as mães exerçam a sua maternagem, ou seja, fortaleçam o vínculo afetivo com as crianças. Através de atividades com a família e as crianças, a proposta é promover momentos de interação, favorecendo o relacionamento entre os bebês e a família e a construção da memória”, destacou a neuropediatra Patrícia Sousa, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da Casa de Apoio do Ninar.


Reestruturada para favorecer a acessibilidade e mobilidade dos usuários e abrigar espaços como consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório, cozinha entre outros, a obra custou ao Estado R$ 565.977,38, investimento que transformou o espaço para a nova finalidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE