sexta-feira, 14 de julho de 2017

Agricultores familiares beneficiados.

Em apenas uma semana doze agricultores familiares do município de Junco do Maranhão, distante de São Luís cerca de 485 km, comemoram a venda de cerca de R$ 10 mil reais de produtos da agricultura familiar. A venda foi feita na última semana de junho e nesta quinta-feira (13), em solenidade no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Junco, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, assinou a liberação do Pagamento. 

A agricultora familiar, Benedita Corrêa, de 36 anos anos, leva uma vida modesta em sua terra, no município de Junco do Maranhão. Mas a situação dela nunca foi tão boa porque tinha dificuldades de vender sua produção de abóbora e de farinha. Ela precisava se deslocar até os municípios de Maracaçumé e Carutapera para vender sua produção. 

“Antes, eu não tinha para quem vender, perdia muitos produtos. Agora, tenho comprador certo. Isso me ajudou demais. Esse projeto trouxe o reconhecimento do que é a agricultura familiar. Hoje temos mercado e isso estimulou a gente a produzir mais”, comemora.

O comprador certo de dona Benedita Corrêa é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação executada direto com o Estado por meio da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O PAA propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e a doação desses alimentos para entidades socioassistenciais. Para o município de Junco do Maranhão, são 17 agricultores beneficiados com recurso de R$ 100 mil reais garantidos para comercialização.


Secretário Adelmo Soares.
“A aquisição desses produtos beneficia os produtores e as regiões em que vivem. Além disso, o PAA também garante uma alimentação saudável para os usuários dos serviços que recebem a doação dos alimentos adquiridos pelo programa. Se depender do governo do Estado, mais agricultores serão beneficiados porque nós temos um governador sensível e que governa para todos", concluiu o secretário da SAF, Adelmo Soares.

Para o prefeito de Junco do Maranhão Antônio Filho esse projeto além de fortalecer a agricultura familiar no município, que é muito forte, também garante renda para essas famílias.

Estavam presentes na solenidade a vice prefeita Fernanda, o secretário de agricultura de Junco Elias Martins, o técnico do Mais IDH Romerito, a secretária de assistência social de Amapá do Maranhão Neth Reis, representando a superintendente de articulação política Celijane Bizarrias, a presidente do STTR Edilene Costa e o presidente da Câmara Nailton Abas.

0 comentários:

Postar um comentário

Nova Rádio Timbira

Facebook

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog