terça-feira, 13 de junho de 2017

População do Alto Turi Gurupi elege prioridades em mais uma Escuta Territorial

Escuta contou com participação de representantes de Zé Doca, Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Carutapera.
O população dos municípios compreendidos no território Alto Turi Gurupi escolheram, nesta segunda-feira (12), suas demandas para a Escuta Territorial e Orçamento Participativo. A escolha faz parte da ação que desde o final de Maio vem sendo desenvolvida por todo o Maranhão, com o objetivo de ouvir a população maranhense e reunir prioridades para serem incluídas no orçamento de 2018. A Escuta aconteceu na cidade de Zé Doca, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), e contou com a participação de moradores de Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Carutapera. 

De acordo com Rozenir Mesquita, assessora de Planejamento da Seplan, o Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população, e as Escutas têm papel fundamental nesse processo. “As Escutas estão acontecendo desde 2015, e de lá para cá, muita coisa já foi feita e que tem melhorado a vida dos maranhenses. Por isso, é muito importante a cada vez mais a participação da população, pois não tem ninguém melhor do que ela própria para dizer o que precisa ser feito em seu território, em sua cidade”, destacou. 

Representando o governador Flávio Dino, o assessor especial Augusto Lobato, falou da importância da sociedade civil nesse processo permanente de benefícios para a população. “Só existe papel do Estado, se existir a sociedade civil. O Estado não é privado, é público. A sociedade e os movimentos sociais têm o direito de discutir o que é prioridade na sua área”, explicou Lobato. 

Presente também no evento, Gilvan Alves, superintendente de Orçamento Participativo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), destacou o exemplo do Maranhão na gestão pública. “O Governo, desde o começo da gestão, vem abrindo diversos canais de diálogo com o povo, e as Escutas são mais um ponto de comunicação entre o Governo e as pessoas. O processo das Escutas tem sido bastante satisfatório, onde a população está participando ativamente, o que é de fundamental importância para termos bons resultados”, ressaltou o representante da Sedihpop. 

As três propostas mais votadas na Escuta realizada em Zé Doca, foram: 

1- Criar o programa de abastecimento do Território do Alto Turi, focando ações de estruturação e comercialização dos mercados públicos, feiras da agricultura familiar e matadouros públicos. 

2- Construir, equipar e manter Centro de Reabilitação Regional a usuários de drogas (todas as faixas etárias, masculino e feminino). 

3- Criação de uma linha de crédito para planos de saneamento básico nos municípios. 

A próxima Escuta acontece nesta quarta-feira (14), em Barreirinhas.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE