terça-feira, 13 de junho de 2017
Escuta contou com participação de representantes de Zé Doca, Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Carutapera.
O população dos municípios compreendidos no território Alto Turi Gurupi escolheram, nesta segunda-feira (12), suas demandas para a Escuta Territorial e Orçamento Participativo. A escolha faz parte da ação que desde o final de Maio vem sendo desenvolvida por todo o Maranhão, com o objetivo de ouvir a população maranhense e reunir prioridades para serem incluídas no orçamento de 2018. A Escuta aconteceu na cidade de Zé Doca, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), e contou com a participação de moradores de Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Carutapera. 

De acordo com Rozenir Mesquita, assessora de Planejamento da Seplan, o Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da população, e as Escutas têm papel fundamental nesse processo. “As Escutas estão acontecendo desde 2015, e de lá para cá, muita coisa já foi feita e que tem melhorado a vida dos maranhenses. Por isso, é muito importante a cada vez mais a participação da população, pois não tem ninguém melhor do que ela própria para dizer o que precisa ser feito em seu território, em sua cidade”, destacou. 

Representando o governador Flávio Dino, o assessor especial Augusto Lobato, falou da importância da sociedade civil nesse processo permanente de benefícios para a população. “Só existe papel do Estado, se existir a sociedade civil. O Estado não é privado, é público. A sociedade e os movimentos sociais têm o direito de discutir o que é prioridade na sua área”, explicou Lobato. 

Presente também no evento, Gilvan Alves, superintendente de Orçamento Participativo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), destacou o exemplo do Maranhão na gestão pública. “O Governo, desde o começo da gestão, vem abrindo diversos canais de diálogo com o povo, e as Escutas são mais um ponto de comunicação entre o Governo e as pessoas. O processo das Escutas tem sido bastante satisfatório, onde a população está participando ativamente, o que é de fundamental importância para termos bons resultados”, ressaltou o representante da Sedihpop. 

As três propostas mais votadas na Escuta realizada em Zé Doca, foram: 

1- Criar o programa de abastecimento do Território do Alto Turi, focando ações de estruturação e comercialização dos mercados públicos, feiras da agricultura familiar e matadouros públicos. 

2- Construir, equipar e manter Centro de Reabilitação Regional a usuários de drogas (todas as faixas etárias, masculino e feminino). 

3- Criação de uma linha de crédito para planos de saneamento básico nos municípios. 

A próxima Escuta acontece nesta quarta-feira (14), em Barreirinhas.

0 comentários:

Postar um comentário

Governo do Estado

Governo do Maranhão

Facebook

Nova Rádio Timbira

A Marca do Sucesso

A Marca do Sucesso

Rádio do seu Coração

Arquivo do blog