sexta-feira, 9 de junho de 2017

Parceria entre Governo, Legislativo e Prefeitura vai valorizar história e cultura de Vargem Grande


Secretário Marcio Jerry com deputado Fábio Braga.
Três importantes projetos vão proporcionar a valorização histórico e cultural da cidade de Vargem Grande. Na noite desta quinta-feira (08), o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, e o deputado Fábio Braga estiveram reunidos para firmar a parceria entre o Governo do Estado, o Poder Legislativo e a Prefeitura para a criação do Espaço Balaiada, de obras sobre a origem do festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, o santo vaqueiro, e construção do Espaço Vultos Notáveis.

Os projetos de iniciativa da Prefeitura de Vargem Grande serão garantidos pelo Governo do Estado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Braga, que levou o pleito no intuito de reconhecer a história da cidade e dos seus personagens.

O secretário Márcio Jerry parabenizou as “ótimas iniciativas” do deputado Fábio Braga de proporcionar homenagens em Vargem Grande de sentido histórico e cultural. “Sem dúvida uma proposta a ser abraçada pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de Vargem Grande”, ressaltou.

O projeto Espaço Balaiada visa construir uma obra artístico-cultural que simbolize e valorize a Balaiada em Vargem Grande. O movimento foi uma das principais revoltas populares ocorridas no Maranhão. Já a homenagem para São Raimundo Nonato dos Mulundus prevê a edificação de obras que reconheçam a importância do protetor e padroeiro dos vaqueiros.

Já o projeto Vultos Notáveis objetiva a construção de uma espécie de Panteon com oitos bustos para valorizar as principais personalidades da área literária de Vargem Grande: Raymundo Nina Rodrigues, Saúl Nina Rodrigues, Hemetério Leitão, Antônio Bernardo Montello, Didi Barroso, Domingos Bala, Joran e Fory Gama. A ideia é transformar o espaço em um fomentador de encontros artísticos-culturais.

Para o deputado Fábio Braga, com as iniciativas, “a gente resgata a parte histórica e cultural da cidade com a representatividade desses monumentos”. O projeto propõe desenvolver pontos turísticos na cidade com bustos e esculturas “que possam simbolizar as importantes personalidades e deixar uma imagem para o turista e para as pessoas que visitam Vargem Grande”, completou o parlamentar.

As iniciativas visam transformar a cidade em pólo e rota de turismo, despertar na classe jovem e estudantil do município e da região o interesse e importância de melhor conhecer a história do estado e promover ações educativas, culturais, históricas e artístico-esculturais desenvolvidas em Vargem Grande.


0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE