quarta-feira, 7 de junho de 2017

Famílias de Amapá do Maranhão serão beneficiadas com projeto de aquaponia e entrega de casas


Amapá do Maranhão, localizado na região do Gurupi, é o primeiro município maranhense a receber o projeto Aquaponia, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Implantado nos povoados Nova Vida e Curtiçal, o projeto contemplará cerca de 100 famílias. O sistema cooperativo é uma técnica que alia criação de peixes com o cultivo de hortaliças em consórcio que será aplicado nos 30 municípios maranhenses que integram o Plano de Ações Mais IDH como forma de incentivo à agricultura famíliar, bem como geração de trabalho e renda aos beneficiários. 

Inicialmente a equipe técnica promoveu uma capacitação com as famílias explicando a importância, as vantagens, o funcionamento e a viabilidade do projeto. Ela pode ser implantada em pequenas áreas e não prejudica o agricultor em sua lavoura, por ser uma atividade realizada em grupos.

“Aquaponia é um relevante componente da ação da Secid no âmbito do Plano Mais IDH, pois agrega à melhoria das condições de habitabilidade a atividade de geração de renda, por meio de um sistema misto de piscicultura e hidroponia. Essa é uma premissa da política habitacional, executar projetos sustentáveis e neste caso, contribuir para a elevação progressiva do IDHM dessas localidades”, disse a secretária das Cidades, Flávia Alexandrina.

Para o Senhor João Vilar, vice-prefeito e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, entidade parceira do projeto, esse incentivo é uma das ações do governo do estado desenvolvida em nosso município. “A mais importante foi a substituição de 100 casas de taipa por alvenaria e agora o projeto de aquaponia que vai impulsionar nossa agricultura e proporcionar melhoria na qualidade de vida das famílias e elevar o Índice de Desenvolvimento Humano na localidade”, ressaltou.

Residências

Os dois povoados também foram contempladas com o projeto Minha Casa Meu Maranhão – substituição de 100 casas de palhas por casas de alvenaria, e outras ações do Plano Mais IDH. 

Ana Ribeiro Martins morou em casa de palha por 15 anos e está muito feliz com a nova residência. “Graças ao nosso governador Flávio Dino tenho uma casa para morar com sala, 02 quartos cozinha e banheiro e agora com esse projeto ficou melhor ainda pois podemos plantar hortaliças e produzir peixes para vender na feira do produtor”, afirmou.

Aquaponia

Um sistema de cultivo que une a piscicultura e a hidroponia – cultivo de plantas sem o uso de solo, com raízes submersas na água.


0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE