sábado, 20 de maio de 2017

Governo beneficia 28 comunidades da Baixada Maranhense com lancha escolar



Com a entrega da segunda lancha de transporte escolar à região da Baixada Maranhense, neste sábado (20), no município de Penalva, o governo do estado beneficiará estudantes de 28 comunidades ribeirinhas da região com transporte digno e seguro.

"Vai facilitar muito o transporte do nosso interior para Penalva. Antes era uma dificuldade muito grande. Quando o campo tava seco a gente vinha a pé e quando enchia tínhamos que esperar um ônibus ou vir de moto por uma outra estrada. Com esse transporte novo vai ficar muito melhor", revelou Joyna Letícia Costa Souza, de 15 anos, do povoado São Braz, estudante do 2° ano do Ensino Médio.

A lancha escolar entregue ao município de Penalva tem capacidade para transportar 33 pessoas a cada viagem e equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. O transporte foi doado para a Prefeitura Municipal de Cajari, que será a responsável pela manutenção da embarcação, que atenderá estudantes das redes municipal e estadual do município, que residem em comunidades ribeirinhas.

Participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, que fez a doação juntamente com o secretário adjunto da Seduc, Williandckson Azevedo, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão; o prefeito de Penalva, Ronildo Campos; autoridades locais e da região. "A lancha chega em um momento oportuno, o município tem uma demanda grande. Esse tipo transporte era alugado pelo município, o que comprometia a receita. Essa entrega de hoje demonstra a sensibilidade do governo do estado que, em parceria com a prefeitura oferecerá um transporte adequado e com segurança para uma região importante. Estou muito feliz porque com certeza a educação vai avançar muito", destacou o prefeito Ronildo Campos.

"É uma honra estar aqui participando de mais uma ação do programa Escola Digna. Esse transporte é importante para poder dar aos pais uma tranquilidade de saber que seus filhos irão para a escola e retornarão em segurança para casa. Além disso tudo, o governo tem investido em outras áreas e pensando sempre em somar forças, como acontece hoje em Penalva, na parceria com os municípios", ressaltou Marcelo Tavares.

O secretário-adjunto Williandckson Azevedo, realçou os investimento feitos pelo governo em educação. "O Maranhão está indo na contramão da crise, enquanto alguns estados estão tendo que retirar alguns benefícios, o Maranhão está ampliando. E vamos continuar investindo cada vez mais na educação. E a lancha é o exemplo disso, dar acesso seguro à comunidade para a escola e fazer com que o índice de permanência nas escolas seja sempre maior. Além de dar condições para que a comunidade possa almejar ambições maiores para o futuro", apontou.

No mês de março o governo entregou ao município de Cajari, também na baixada, a primeira lancha escolar na região, que possui geografia com muitos rios, lagos e campos inundáveis, que dificultam o transporte escolar por terra. 

O Governo adquiriu duas lanchas (Cajari e Penalva) com investimento de R$ 520 mil em recursos próprios (Tesouro Estadual), por meio de adesão a Ata de preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvido da Educação (FNDE).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE