domingo, 30 de abril de 2017

Projetos de Horta da Funac terá assistência técnica da Agerp




A equipe de gestão do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), e técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) se reuniram para fortalecer as ações do projeto de horta ‘Cultivando uma nova vida’. Juntos, os dois órgãos estaduais vão garantir assistência técnica especializada ao projeto. A reunião foi realizada na semana passada.

O diretor do Centro, Nikson de Souza, apresentou as ações de escolarização e profissionalização desenvolvidas com os adolescentes atendidos na unidade, a dinâmica do projeto de horta e os técnicos também conheceram a infraestrutura já existente para o plantio das hortaliças.

Como resultado da reunião, foi fechada a parceria com a Agerp, que vai prestar assessoramento técnico à equipe do Sítio. Como ação complementar, a Funac também vai estabelecer parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para cursos de qualificação na área de horticultura.

Na área do plantio, novos canteiros de produção serão construídos para iniciar a plantação dos produtos e, na próxima sexta-feira (5), toda a comunidade socioeducativa vai participar da Palestra de Orientação no Cultivo de Hortaliças.

“A parceria vai aprimorar e profissionalizar as ações que iniciamos de forma embrionária esse ano, como uma semente”, explica o diretor do Sítio. “E esperamos que os adolescentes possam sair mais capacitados do projeto e, a partir da construção do seu novo projeto de vida, ter na agricultura familiar uma fonte de renda”, acrescentou.

A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, destacou também que a parceria com a Agerp vai se estender para as demais unidades de medida socioeducativa. “Começamos essa parceria pelo Sítio, porque foi uma das primeiras unidades a se iniciar em projetos de agricultura, mas todas serão contempladas de alguma forma com a assistência técnica da Agência, considerando também os projetos de vida dos adolescentes. O cultivo da terra oportuniza ações socioterapêuticas que possibilitam aos socioeducandos reflexões sobre segurança alimentar, responsabilidade, cuidado, respeito e disciplina, aspectos importantes para a desvinculação do ato infracional”, ressaltou. 

Participaram da reunião, a pedagoga da Coordenação dos Programas Socioeducativos, Luiza Braga; a coordenadora técnica da unidade do Sítio, Leidiane Irineu; o técnico da Agerp, agronomo José Raimundo Ferres; e a assistente social da Agerp, Maria do Socorro. 

Cultivo de Hortaliças

O projeto ‘Cultivando uma nova vida’ é desenvolvido na unidade do sítio desde janeiro deste ano. Alface, cheiro-verde e pimenta são alguns dos itens produzidos na horta. Com o apoio dos técnicos da Agerp, as ações do projeto serão desenvolvidas com mais qualidade e quantidade de produtos.

Estimular e resgatar a autoestima e a responsabilidade são alguns dos objetivos do projeto, que contempla rodas de conversas, palestras interativas, oficinas sobre comportamento e empreendedorismo, atividades práticas quanto ao desenvolvimento e manutenção de horta, reconhecimento da qualidade do solo, preparo das mudas e da terra, até colheita. Outro detalhe importante é a utilização de materiais recicláveis e de fertilizantes naturais na ação, o foco também é cuidar do meio ambiente.

Parte do que é produzido serve para o consumo da própria comunidade e visa estimular hábitos mais saudáveis. O restante da produção, os socioeducandos entregam para seus familiares nos dias de visita.
Anexos

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE