quarta-feira, 19 de abril de 2017

Governo planeja ações com prefeitos e prefeitas dos 30 municípios do Plano 'Mais IDH'




Prefeitos e prefeitas dos 30 municípios que fazem parte do Plano de Ações 'Mais IDH' participaram de reunião de apresentação do panorama e dos principais objetivos e desafios para os próximos anos, nesta terça-feira (18), no Palácio dos Leões. O evento reuniu o governador Flávio Dino e várias Secretarias de Estado que estão com ações em andamento no programa.Em pouco mais de dois anos, o 'Mais IDH' já mudou a vida de milhares de maranhenses que por várias décadas foram penalizados sem acesso a políticas públicas ou mesmo direitos básicos. 

A reunião desta terça-feira é parte do debate de estratégias para reverter o cenário de extrema pobreza por meio de iniciativas e políticas públicas em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, Assistência Social e Saneamento Básico. Em sua fala aos prefeitos e prefeitas, o governador Flávio Dino enfatizou que o período confuso de grave instabilidade institucional dificulta a retomada da atividade econômica e, consequentemente, a implementação das políticas públicas. Por isso é preciso “ter ainda mais eficiência na aplicação dos recursos públicos”. Ele realçou ainda que o que o Governo pensa do 'Mais IDH' é exatamente “essa concentração de políticas de modo a gerar a sinergia de que um ajude o outro a melhorar as condições de vida do povo”.

Sobre os recursos para a implementação das ações, Flávio Dino destacou que estão garantidos e o que o Governo propõe junto aos municípios é a parceria, pois são os prefeitos que conhecem mais de perto a realidade. É preciso também ter a crença de que o 'Mais IDH' dará certo a partir dessa colaboração, na velocidade e na presteza das informações, no controle social na fiscalização das obras e nas variações necessárias para cada cidade. “Estamos abertos para dialogar com vocês”, disse o governador aos gestores.“Nessa exposição eu queria pedir esse trabalho conjunto. Avança melhor quando tem sinergia e parceria com a equipe do município”, complementou Flávio Dino.

O secretário Francisco Gonçalves da Conceição abriu a reunião apresentando o Plano 'Mais IDH' e mediou os trabalhos. Em seguida, iniciou o ciclo de apresentações dos programas a representante da Sedes, Lourvidia Caldas, que apresentou as Cozinhas Comunitárias. Dando sequência às apresentações, o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, palestrou sobre o trabalho da Força Estadual de Saúde (FESMA), seguido da chefe da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, que apresentou o Selo Unicef de Município Aprovado; e do secretário de Educação, Felipe Camarão, que falou sobre os diversos programas que compõem o eixo educacional do Plano 'Mais IDH'.

Segundo o secretário de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, estão entre as principais metas de governo zerar a mortalidade materna e infantil, reduzir significativamente as internações e complicações por hipertensão e diabetes e eliminar a hanseníase nos municípios."O Maranhão é o quarto estado do Brasil com maior incidência de hanseníase. Não dá pra nenhum governo responsável apenas assistir a esses indicadores. O que mais nos estimula é a determinação pessoal do governador Flávio Dino de mudar o perfil do Maranhão. Nós, maranhenses, não podemos permitir que isso continue", declarou Pacheco.

A chefe do escritório da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, apresentou um panorama da infância e adolescência nas regiões da Amazônia Legal, na qual o Maranhão está inserido, reforçando as vantagens da obtenção do Selo Unicef de Município Aprovado."O Selo Unicef é um reconhecimento internacional frente às mudanças reais e positivas na vida de crianças e adolescentes e três municípios do 'Mais IDH' já receberam o selo. Proponho um pacto pela infância e pela adolescência na Amazônia Legal. É necessária uma ação articulada", observou Almeida.

O secretário de Educação, Felipe Camarão, destacou as ações que o governo já vem realizando e as metas para os próximos meses. "O município que recebe a Escola Digna, recebe também assessoria técnica para formação e o governo do Maranhão já colaborou também com o transporte escolar para todas as cidades do Plano 'Mais IDH'. Já foi determinado também que Seduc e Sedel construam um ginásio poliesportivo e academia da saúde nas cidades", garantiu.

Alguns dos principais programas integrantes do Plano foram apresentados aos prefeitos de Afonso Cunha, Arquimedes; de Água Doce do Maranhão, Talita Dias; de Aldeias Altas, Zé Reis; de Amapá do Maranhão, Tate de Ademar; de Araioses, Dr. Cristino; de Arame, Jully Menezes; de de Belágua, Herlon Costa; de Brejo de Areia, Chico Eduardo; de Cajari, Dra. Camila, de Centro Novo do Maranhão, Maria Teixeira (Diva); de Conceição do Lago-Acu, Alexandre Lavepel; de Fernando Falcão, Adailton Cavalcante; de Governador Newton Bello, Roberto do Posto; de Itaipava do Grajaú, Joãozinho do Dimaizão; de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Viana; de Lagoa Grande do Maranhão, Chico Freitas; de Marajá do Sena, Lindonar Araújo; de Milagres do Maranhão, Leonardo; de Pedro do Rosário, Raimundo Antônio; de Primeira Cruz, George; de Santa Filomena do Maranhão, Idan; de Santana do Maranhão, Fransquin Tavares; de Santo Amaro do Maranhão, Luziane; de São Francisco do Maranhão, Aldelbarto; de São João do Carú, Xixico; de São João do Sóter, José; de São Raimundo do Doca Bezerra, Seuton Miranda; de São Roberto, Mundinho do Luisão; de Satubinha, Dulce Maciel; e de Serrano do Maranhão, Maguila. Todos se fizeram presentes pessoalmente ou por meio de representantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE