sábado, 18 de fevereiro de 2017

Prefeitura realiza Mutirão do Glaucoma e atende cerca de 100 pessoas

Foto Divulgação

A Prefeitura de Godofredo Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Hospital Visão do Maranhão, promoveu nesta sexta-feira, (17), o mutirão do Glaucoma, uma lesão presente no nervo óptico, provocada pelo aumento da pressão intraocular e uma das principais causas de cegueira no mundo. O evento ocorreu no Centro de Saúde Aprígio de Oliveira Silva, com atendimento médico e entrega de medicamentos aos pacientes detectados com a doença.


A Secretária Municipal de Saúde, Norma Borges, demonstrou a importância da realização do mutirão, já que Godofredo Viana possui uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura. “Esse serviço de prevenção é indispensável para a sociedade godofredense, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Portanto, cada paciente realiza os exames e caso seja detectado o glaucoma, já sai com os medicamentos devidos para o tratamento”, explicou a secretária.



De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença. Os casos geralmente começam a aparecer a partir dos 40 anos de idade, ou podem derivar de casos genéticos.


Foi justamente por causa das dificuldades da obtenção do exame para os moradores, tanto pelo custo quanto pela detecção da doença, que a Secretaria de Saúde do município organizou esse mutirão, trazendo pessoas da cidade e povoados de Godofredo Viana . Cerca de 100 atendimentos foram realizados e os pacientes identificados com a doença receberam medicamentos gratuitos, para o prazo de três meses, voltando a ter nova consulta ao fim desse período.



0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE