segunda-feira, 18 de abril de 2016

CÂNDIDO MENDES - MPMA e polícias discutem segurança pública na Comarca



Temas como condução de presos em flagrante e inquéritos policiais foram tratados na reunião

Uma reunião realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), nesta quinta, 14, na Promotoria de Justiça da Comarca de Cândido Mendes discutiu, com representantes das polícias Civil e Militar, questões relativas à segurança nos municípios de Cândido Mendes e Godofredo Viana (termo judiciário).


Coordenada pelo promotor de justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, a audiência contou com a presença do delegado de Polícia Civil de Godofredo Viana, Pedro Henrique Hottes (que responde pelos dois municípios) e o delegado regional da Polícia Civil de Zé Doca, Samuel Farias.

Também participaram do encontro o comandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar de Zé Doca, major Fábio Lobato, além de escrivães e investigadores das delegacias da Polícia Civil da Comarca.

Os assuntos debatidos incluíram a condução de presos em flagrante; a proibição do uso de veículos apreendidos por policiais civis; procedimentos de produção de autos em prisão em flagrante e inquéritos policiais.

O uso de gás de pimenta por policiais militares e a necessidade de realização de audiência de conscientização e a fiscalização quanto ao uso de capacetes por motociclistas também foram discutidos.

FLAGRANTES E CONDUÇÕES

Quanto aos flagrantes, ficou acertado que, aos finais de semana, os documentos devem ser lavrados no próprio munícipio onde ocorreu o incidente.

Em caso de impossibilidade, o preso deve ser conduzido a Governador Nunes Freire, munícipio mais próximo e que conta com estrutura mais adequada. Em última opção, o preso deve ser conduzido para Zé Doca.

As conduções devem ser realizadas na viatura da Polícia Militar. Durante as conduções, os policiais civis e militares de Godofredo Viana cobrirão o policiamento de Cândido Mendes e vice-versa. O objetivo é evitar que nenhuma das duas cidades fique sem cobertura policial.

Todas as medidas tomadas devem ser informadas ao MPMA.

USO DE VEÍCULOS APRENDIDOS

Na audiência, o promotor de justiça Márcio Oliveira orientou os participantes quanto à proibição de utilização pelas polícias Civil ou Militar de veículos apreendidos pelos dois órgãos de segurança, sem autorização judicial.

UTILIZAÇÃO DE GÁS DE PIMENTA

O promotor fez recomendações ao comandante da Polícia Militar sobre a utilização desproporcional de gás de pimenta por policiais da corporação. O representante do Ministério Público solicitou, ainda, a designação de um integrante da PM para ministrar um curso sobre a utilização adequada do gás, até o final de abril.

TERMOS DE DEPOIMENTO E INQUÉRITOS

O representante do MPMA solicitou que os delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil evitassem a repetição literal de trechos de termos de depoimento em inquéritos. Outra orientação foi o não encaminhamento de peças sem assinatura.

Ao final da audiência, ficou acertada a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para tratar das questões discutidas durante a audiência.

Redação: CCOM MPMA

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE