quinta-feira, 31 de março de 2016

Danças e Quadrilhas intensificam ensaios para a temporada junina em Godofredo Viana


O mês de junho se aproxima. Em todo o estado, festas e arraiais vão celebrar São João com muita música, danças e comidas típicas. No Maranhão, onde o bumba-meu-boi reina no período junino, mas uma outra tradição que veio da Europa, a quadrilha, também enche os terreiros juninos com uma dança divertida e alegre.


A quadrilha, inspirada nas danças de salão da nobreza europeia, virou dança de todos no Brasil e tem seu espaço garantido no São João de Godofredo Viana e em todo Maranhão. “No século XIX, foram trazidas, por influência da corte francesa, quadrilhas, que nós temos até hoje nos arraiais”, explicou a historiadora Antônia Mota.

Entre as quadrilhas tradicionais de Godofredo Viana, a Explosão de Cheiro de Aurizona reúne famílias inteiras do povoado , há 10 anos. Muita gente dá os primeiros passos na brincadeira ainda na barriga da mãe. “Quando minha mãe estava grávida de mim ela já dançava. Ela me teve e ficou de repouso. Depois de dois anos eu comecei a dançar”, disse a estudante Stéfany, de 11 anos.

A temporada se aproxima e os ensaios ganham ritmo de estreia para os brincantes da Dança Portuguesa Estrela Encantadas de Portugal. Este ano, a brincadeira volta a abrilhantar o arraiais de Godofredo Viana e de todo estado do Maranhão.

Festejos

A homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro surgiu como uma oportunidade dos agricultores agradecerem à colheita. “Faziam grandes fogueiras, em lugares altos e dançavam ao redor, então era um período de muita comemoração, de muita festa. Isso foi trazido pelos colonizadores portugueses para a América. Essa festa vai sendo modificada com o tempo”, explicou a historiadora Antônia Mota.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE