terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Prefeitura de Godofredo Viana realiza mais um mutirão do Glaucoma


A prefeitura municipal de Godofredo Viana, através da secretaria de saúde, realizou no último sábado (23), no Centro Municipal de Saúde, Aprígio de Oliveira Silva, no centro da cidade, o mutirão de Glaucoma, numa parceria com o Hospital  Visão do Maranhão . A ação aconteceu das 14h às 17:30h e contou com uma equipe altamente capacitada, coordenada pelo jovem médico, Dr. Heron.
Durante a ação, dezenas de Godofredenses puderam fazer o exame de Glaucoma. Jovens, crianças e adultos tiveram a oportunidade ter um diagnóstico totalmente grátis. Gente dos quatro cantos do município fez o exame, que demorava poucos minutos e o resultado era imediato.
Dona Maria Coelho
Para a paciente Maria Coelho, de 64 anos, moradora do Bairro do Alegre no centro da cidade, falou da importância desse mutirão. “Todo exame é muito caro e que não tem condições financeiras acaba ficando cego. Graças a Deus o prefeito tem visto esse problema e ajudado muita gente. Sou aposentado, mas não tenho condições de pagar um exame disse”, destacou uma dos beneficiados pelo mutirão.
Outro que estava muito feliz por fazer logo o exame foi Paulo , de 42 anos e morador do   Bairro de Fátima. “Sem palavras para explicar este momento. Não tenho como pagar um exame desse e hoje estou sendo atendido de graça pela prefeitura”, disparou o paciente.
Para Médico responsável pelos exames, Dr. Heron, é uma grande oportunidade para que os pacientes possam ter um diagnóstico mais rápido. “O glaucoma é uma doença assintomática e se detectada bem cedo, tem cura. Com isso o principal objetivo deste mutirão é o diagnóstico precoce do glaucoma. É uma doença associada a pressão dos olhos e se não tratar pode levar a cegueira”, explicou o especialista.
O prefeito Marcelo Jorge (PDT), falou da importância de uma ação oftalmológica no município .“Não tem como não ficar contente com essa grande aceitação.O povo precisa e eu procuro fazer com dedicação. Quase 500 pacientes já foram atendidos com os mutirões realizados por nós e vamos fazer muito mais”, descreveu o prefeito.
CONHEÇA O GLAUCOMA
Glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg, porém varia entre 12 até 23 mg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).
Próximo Mutirão
O próximo mutirão já tem dia marcado pra acontecer, em conversa com nosso blog o Secretário Municipal de Saúde,Arthur Júlio nos contou que daqui a três meses acontece novo mutirão.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE