quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Santa Helena: Presidente do TCE-MA faz política a favor da esposa


Cabe ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), entre outras coisas, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado e pelos Prefeitos Municipais. Ao presidente da Corte, portanto, cabe zelar pela liturgia que o cargo exige no sentido de manter-se distante das questões políticas e eleitorais para não ficar sob suspeição na hora de presidir as sessões plenárias.

Pois bem. O atual presidente do TCE-MA, Jorge Pavão, parece que não estar lá muito preocupado em manter uma postura à altura do que o cargo exige quando o assunto é política. 
Sempre visita a cidade de Santa Helena, o conselheiro presidente não perde a oportunidade de fazer política “montado” na condição de comandante do TCE-MA para, dessa forma, alavancar a candidatura da sua esposa Helena Pavão à prefeita, cargo que já ocupou e não deixou saudade. 
Ressalta-se que os conselheiros têm status de desembargador, com as mesmas prerrogativas e impedimentos. Pela Constituição Federal, os magistrados são proibidos de se dedicarem a atividade política ou algo parecido. Logo a regra serve para os conselheiros dos tribunais de contas.
Derrotas dos Pavão
Mesmo com todo prestígio e poder que o cargo de presidente TCE-MA lhe oferece, Jorge Pavão não tem conseguido fazer com que o clã obtenha vitórias políticas na cidade.
Pelo que o Blog apurou, acumular derrotas se tornou um fato rotineiro para a ex-prefeita Helena Pavão e o seu grupo. Senão vejamos.
Nas eleições de 2014, por exemplo, todos os candidatos do grupo da ex-prefeita foram derrotados com uma grande margem de votos pelos candidatos apoiados pelo prefeito Lobato.
Já neste ano de 2015, durante as eleições para o Conselho Tutelar do município, todos os nomes que ela, Helena Pavão, apoiou e pediu votos foram derrotados; o mesmo aconteceu recentemente na escolha de gestores escolares onde a candidata Ana Domingas, amiga e aliada da ex-prefeita, que também se deu mal.
Para completar o rol de vexames políticos, no último sábado, 12, a “grande família”, com o senhor Jorge Pavão à frente, claro, programou uma grande festa de lançamento do bloco carnavalesco “#Tamojuntos”, mas, por ironia do destino, o evento foi um fiasco, ou, como se diz em Santa Helena: bacurau comeu.
O que era para ser uma festança com demonstração de força política e popular, acabou limitada praticamente apenas à participação dos cônjuges Jorge e Helena Pavão, e os seus filhos.
O “#Tamojunto” acabou virando motivo de chacota na cidade já que o bloco é composto somente por folião da família Pavão, como mostra a imagem abaixo.

Os personagens, Helena Pavão, conselheiro Jorge Pavão e filhos, Joãozinho e Ana Helena.
Casal Helena e Jorge Pavão com os  filhos Joãozinho e Ana Helena: “#Tamujunto”

Baixa na oposição
Além das derrotas e situações vexatórias citadas acima, o grupo da dupla Helena/Jorge Pavão pode amargar uma baixa significativa e comprometer de vez o sonho da família voltar ao poder local.
Nos bastidores políticos do município, corre a informação de que Ilmar da Hora, ex-chefe de gabinete de Helena, homem que era responsável pela articulação do governo e do grupo Pavão, já teria avisado que a partir de agora vai acompanhar o grupo do prefeito Lobato.
Segundo consta, o chefe do executivo municipal está unido com todas as principais lideranças da cidade, inclusive com a família Weba, vereadores da base e a maioria da população. Sem falar no bom momento que passa a relação entre o prefeito Lobato e o vice Fernando Crente.
Mas nada disso seria possível se não fosse pela administração séria e competente que vem sendo empreendida no município de Santa Helena – um dos poucos com o salário do funcionalismo em dia e com décimo terceiro garantido. Um trabalho reconhecido pela maioria dos helenenses e dos que vistam a cidade. Aliás, os desembargadores Guerreiro Júnior e Lourimar Serejo, na condição de presidente e corregedor do Tribunal de Justiça do Maranhão, respectivamente, foram só elogios à administração municipal no dia inauguração do Fórum Raimundo Jinkings, em setembro passado.
O fato é que o prefeito Lobato tem conseguido, com muito trabalho, coragem e habilidade política, sobreviver às investidas do grupo Pavão contra a sua administração.
E sabe-se lá o porquê do governador Flávio Dino, a quem Lobato apoiou em Santa Helena, ainda não ter feito o justo reconhecimento prático à postura que o prefeito teve em relação à campanha do então candidato do “65” nas eleições de 2014 (comenta-se que pode ter “pena de pavão” pelo meio atrapalhando).
Mas, nunca é tarde para Dino fazer tal reconhecimento ao seu “prefeito de hoje e de sempre”, como gostava de dizer do alto do palanque se referindo a Lobato.

http://robertlobato.com/

Um comentário:

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE