quinta-feira, 9 de julho de 2015

Projeto Hora de Plantar ensina hábitos saudáveis às crianças em Godofredo Viana

Crianças aprendem sobre a origem dos alimentos a partir da horta feita pelas professoras

A Secretaria de Educação de Godofredo Viana apoia projetos educacionais que tem mudado a realidade de muitos alunos. Desenvolvendo projetos desde o ensino infantil até o fundamental II, os professores buscam formas inovadoras de ensino. Exemplo disso é o projeto Hora de Plantar produzido pelo Núcleo de Educação Infantil Professora Francisca Pereira Borges (no bairro da Aviação), em que as crianças aprendem sobre a origem dos alimentos a partir da horta feita pelas professoras.

Segundo  professores  a ideia surgiu a partir da percepção do espaço  que a escola tinha como jardim,e utilizaram esse jardim para atividades com as crianças. Montamos a horta pensando em conscientizar os alunos desde pequenos. Eles recebem noções sobre a origem dos alimentos, como crescem e a importância de preservar o meio ambiente”, contou uma das idealizadoras do Projeto.
Com o uso de garrafas pets, a horta conta com o plantio de legumes, hortaliças, tempero e chás. As sementes e as mudas foram plantadas no início do projeto (em março passado), e já apresentam crescimento. Os alimentos retirados da horta são utilizados em receitas, como forma de habituar as crianças com alimentos saudáveis e conhecerem o gosto, finalizando o processo de associação.
É essencial esse contato íntimo com a natureza, reparamos que eles gostam e observem as mudanças. Eles veem a sementinha e a muda sendo plantadas e, de repente, notam o quanto cresceram e que para isso precisou de cuidados: luz do sol, água e manter longe os grilos”, disse Silvana.
De acordo com as professoras, os pais também estão entrosados com o projeto. “Esses dias, um aluno apareceu com uma muda de batata doce. Mas não havíamos pedido nada e descobrimos que a mãe dele soube do projeto e nos mandou para plantar. Ficamos surpresas”, disse Silvana Prazeres.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE