segunda-feira, 11 de maio de 2015

Santa Helena - Cãos e abandono marcam o governo de Helena Pavão e aliados na Educação

caic2Após matéria publica aqui no Blog estudantes e moradores do bairro morada revelam total abandono do prédio escolar.

“Uma história jogada no lixo”. Foi a frase postada nas redes sociais, por um dos alunos da UI Poeta Castro Alves, conhecida popularmente como CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança, no município de Santa Helena. O desabafo retrata o caos que toma conta da unidade escolar, que foi literalmente abandonada pelo Governo do Estado, ainda na gestão da ex-governadora Roseana Sarney.

Na cidade, existem comentários de que o abandono do CAIC aconteceu por motivação política, já que o atual prefeito, Lobato Weba (PPS), não fez parte do grupo de prefeitos alinhados, politicamente, à ex-governadora Roseana Sarney.
Chama a atenção da população de Santa Helena, o fato da ex-prefeita do município, Helena Pavão, que durante dois mandatos foi aliada política da ex-governadora Roseana, ter deixado que as estruturas do CAIC viessem a ser desgastadas e destruídas sem solicitar nada ao governo do qual era aliado.
Quando foi inaugurado em Santa Helena, o CAIC simbolizava o sonho de muitos jovens que não viam a hora de ingressar na instituição. Hoje, entretanto, o cenário e os sentimentos dos alunos que ali tentam estudar é completamente diferente. A escola se encontra abandonada, esquecida, cercada de lixo por todos os lados, depredada, deixando profundamente revoltados os moradores do bairro Morada Nova.

SOBRE O CAIC
Em 1991, durante a gestão do presidente Fernando Collor de Mello, o Ministério da Educação criou um novo modelo com a construção do Centro de Atenção Integral à Criança, o Caic.
O programa completa 25 anos em outubro e não passa nem perto do que era à época. As consultas médicas se foram, assim como as aulas regulares de educação física e as oficinas artísticas. Com duas torres e um ginásio em formato triangular ao lado, os pavilhões de arquitetura inconfundível. 
No Brasil inteiro os CAICs não funcionam mais como na implantação do programa, o atendimento nas áreas de artes, esportes e saúde no período inverso ao das aulas quase não existe mais.
A demanda foi aumentando e o número de colégios construídos não acompanhou esse crescimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE