quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Santa Helena - Conselho da Igualdade Racial tomam Posse

Representantes da sociedade civil e poder executivo foram eleitos para atuar no biênio 2014-2016
Na manhã desta quinta-feira (15), a Secretária da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ubaldina Correia, deu posse aos representantes da sociedade civil e poder público eleitos para compor o Conselho municipal de Promoção da Igualdade Racial no biênio 2015-2017. A solenidade ocorreu no salão nobre da prefeitura de Santa Helena - MA, que aconteceu nesta quinta-feira (15/01).
A secretária destacou a importância do momento. “Está acontecendo um processo crescente de valorização do COMPIR, que é um espaço onde se articulam diversas estratégias de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial”, afirmou Ubaldina Correa. Sobre os desafios, ela foi enfática: “Muitas tarefas importantes aguardam os novos conselheiros para os próximos anos e esse momento é fértil para o debate político com o gestor público, de modo que estes assumam compromissos mais explícitos, como a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Precisamos ter um maior engajamento político para que possamos inserir questões que dialoguem com a democracia”, considerou.
O COMPIR é um órgão de caráter consultivo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e tem como missão: elaborar propostas de políticas de promoção da igualdade racial, em âmbito municipal, com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância; além de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial, através de ações para reduzir as desigualdades raciais nos aspectos econômico, financeiro, social, político e cultural, ampliando o controle social sobre as políticas públicas.

Na oportunidade foi eleita a mesa diretora do conselho.
Presidente: João Paulo Soares Souer Júnior
Vice-presidente: Cipriano Sampaio
1º secretário: Ely Carlos Ferreira
2º secretário: José Martinho Celedonio

O presidente do Conselho Municipal do COMPIR, João Paulo Soares Souer Júnior,parabenizou a administração municipal pelo apoio à criação do Compir, lembrando que a discussão acerca da igualdade racial é muito difícil em Santa Helena, onde administrações passadas nada fizeram nesse sentido.
João Paulo destacou que as discussões no Compír devem levar em consideração as transversalidades das políticas públicas, citando à violência contra a mulher, LGBT e juventude. “O Conselho pode contribuir para outro modelo de sociedade que seja melhor para todos”, completou.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE