quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

No MA, pagamento de IPVA em parcela única terá 10% de desconto

No Maranhão, quem optar por pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015 em parcela única até o dia 31 de janeiro terá desconto ampliado de 5% para 10%. Quem já efetuou o pagamento, terá direito à restituição de 5% do valor pago. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).
A assessoria informou que a Secretaria Estadual de Fazendo (Sefaz) disciplinará a restituição a quem já fez o pagamento, mas ainda não informou como o processo será feito.
As regras para o parcelamento do imposto continuam as mesmas. O pagamento da primeira cota deve ser efetuado a partir fevereiro, de acordo com o final da placa dos veículos (consulte a tabela aqui).

Valores
A consulta dos valores e emissão dos boletos referentes ao licenciamento, IPVA e seguro DPVAT estão disponíveis no site da Sefaz, no banner "IPVA", e pelo site do Detran-MA, no ícone "Licenciamento Anual".
O pagamento pode ser efetuado com os boletos ou apenas informando o número do Renavam nos caixas físicos ou nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, na opção "extrato do Renavam", por meio de débito em conta corrente.
O licenciamento de veículos exige a regularização de eventuais multas de trânsito.
O contribuinte receberá, em até dez dias úteis, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As remessas eventualmente devolvidas pelos Correios estarão disponíveis no "Viva Cidadão" da Praia Grande, em São Luís, e nas Ciretrans, em cidades do interior do Estado.
Dados
De acordo com a Sefaz, a frota de veículos do Maranhão é de aproximadamente 1.350.000 de veículos. Estão isentos de IPVA veículos com mais de 15 anos de uso e aqueles para os quais há previsão de imunidade constitucional, como os dos órgãos públicos, além dos veículos dos  corpos diplomáticos, táxis adaptados para deficientes físicos e ônibus urbanos.

A secretaria informa que a arrecadação do IPVA em 2014 deverá totalizar R$ 280 milhões, dos quais, 50% são repassados aos municípios de licenciamento dos veículos e 50% ficam com o Estado. A receita do IPVA representa 5,3% da receita estadual que, este ano, deve alcançar R$ 5,2 bilhões. A maior parte da receita é proveniente do ICMS, com receita de 4,8 bilhões (92% do total).

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE