terça-feira, 1 de abril de 2014

Mulher morre vítima de infecção por vírus H1N1, em São Luís

Mulher morre vítima de infecção por vírus H1N1, em São LuísUma mulher de 52 anos morreu em São Luís nesta segunda-feira (31), vítima de infecção causada pelo vírus influenza tipo A (H1N1). Este é o primeiro caso de óbito pela doença no Estado nos últimos quatro anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ela estava internada em um hospital particular da capital e começou a ser tratada logo após o Carnaval. Segundo o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, a suspeita é de a vítima tenha contraído a doença exatamente neste período.

Desde a pandemia da doença em 2009 pelo menos dois casos voltaram a ser registrados no Maranhão: Um em 2010, quando uma criança de 10 anos contraiu a gripe, mas foi curada, e em seguida, em 2012, quando um homem que veio de Fortaleza/CE também teve a doença e morreu.

Do Portal Sua Cidade

Jovem mata amiga após fotos íntimas vazarem na internet

Um homicídio chocou internautas e a população de Guamúchil, no México. A adolescente Erandy Elizabet, de 16 anos, matou sua amiga Anel Báez, da mesma idade, com 65 facadas. O motivo do crime foi o suposto vazamento de fotos em que a assassina aparecia nua.
(Foto: Reprodução/Facebook)
     (Foto: Reprodução/Facebook)
                 
Dias antes do assassinato, Erandy já vinha ameaçando a “ex-amiga” através do Twitter. Em uma das postagens, ela afirma ter assassinado a amiga em sua cabeça por três vezes.
(Foto: Reprodução/Twitter)
Reprodução/Twitter)

Segundo os amigos em comum, as adolescentes já não se falavam há algum tempo.

O crime ocorreu quando Erandy soube que a vítima estaria sozinha em casa. Aproveitando da situação, a assassina visitou Anel e pediu para ir ao banheiro, quando na verdade foi à cozinha e voltou com uma faca, acertando a vítima 65 vezes.
Em depoimento à polícia, a detida disse que o principal motivo do crime foi vingança, pois Anel teria divulgado nas redes sociais fotos em que aparecia nua.

Maranhão Ganha Usina de Etanol no Município de Tuntum

A usina terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que será comercializado na forma de combustível.


Claudilene MaiaO secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo, conheceu as instalações da usina de álcool, um dos maiores empreendimentos a ser instalado no município de Tuntum. A Usina Alternativa terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que será comercializado na forma de combustível. Com o novo empreendimento, o grupo empresarial passará a gerar mais de 330 empregos diretos na usina e nas outras atividades agrícolas desenvolvidas na Fazenda Alternativa Agroindustrial Ltda.
Cláudio Azevedo destacou que a nova usina, além de ampliar a produção de álcool no estado e a oferta de trabalho formal no campo, consolida uma agricultura inteligente, feita a partir de técnicas modernas de manejo e tecnologias que tornam a produção mais eficiente. “O agronegócio maranhense tem, nos últimos anos, se modernizado com novas tecnologias que vem ajudando a nos tornar mais competitivos no cenário nacional”, avaliou.
O secretário da Sagrima participou da visita técnica acompanhado de seu adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, e o superintendente de Apoio Agropecuário do órgão, Antônio Jorge Dino; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio Figueiredo; o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-MA, Nonato Correa; e lideranças de sindicatos rurais de Tuntum e Peritoró.
O empresário José Guilherme Queiroz, conta que a usina de álcool é fruto de mais de 15 anos de trabalho, e que iniciará oficialmente sua operação no mês de maio. “Essa visita foi uma oportunidade de mostrar o grande potencial que o Maranhão tem para produção agropecuária, e como é possível produzir racionalmente várias culturas com o uso de altas tecnologias”, pontuou.
Além de cana de açúcar, a Fazenda Alternativa produz grãos (soja, arroz, milho, feijão e fava), frutas (com destaque para o abacaxi) e também explora a pecuária de corte. A estimativa do produtor é que esse ano o empreendimento produza até 297 toneladas de grãos e um milhão de frutos do abacaxi, que são comercializados com vários estados brasileiros, como Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A fazenda possui 435 ha de pasto, com capacidade para produção de até 104 toneladas de carne.
“O governo do Maranhão apoia empreendimentos como este, que geram emprego para nossa população e fomentam o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Cláudio Azevedo.

Potencial
Além da usina Alternativa, que iniciará a operação em Tuntum no próximo mês, e que terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, já estão instaladas no estado Usina Serra Grande localizada na Agro Serra, município de São Raimundo das Mangabeiras, com capacidade para produção de 110 milhões de litros de álcool/ano; Usina Caiman, localizada no município de Campestre, com capacidade para produção de 60 milhões de litro de álcool/ano; Usina TG Agro Industrial, no município de Aldeias Altas, com 40 milhões de litros de álcool/ano e Usina Itajubara, em Coelho Neto, com 9 milhões de litros de álcool/ano.

Santa Helena - Prestação de contas do município será entregue ao TCE dentro do prazo

O prefeito João Jorge Lobato vai encaminhar  ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/Ma) a prestação de contas da Prefeitura de Santa Helena,  referente ao exercício financeiro do ano de 2013 dentro do prazo.

O documento, totalmente digitalizado e gravado em pen drive, conforme determina as Instruções Normativas nº 25 e nº 26 instituídas pelo TCE no final do ano passado, vai ser  entregue pelo prefeito ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Edmar Cutrim.

Dr.  Lobato elogiou  os procedimentos de modernização adotados pelo TCE com o objetivo de dar maior celeridade, precisão e segurança, tanto ao processo de recebimento das prestações de contas anuais, quanto à sua análise e trâmite pelos diferentes setores da instituição.

 “Em 2013 atravessamos muitas barreiras deixadas pela gestão anterior. Neste ano, com o empenho de toda a minha equipe, superamos imensas dificuldades, e conseguimos atender muitas das necessidades mais urgentes da população e iniciar um planejamento de recuperação e investimentos no município que se prolongarão até o fim deste mandado que o povo de Santa Helena nos confiou”, afirmou o prefeito Lobato.

“Trabalhar com planejamento e austeridade é a fórmula para se obter sucesso na administração pública. É por isso que aplicamos bem os recursos públicos e os transformamos em benefícios para a população”, afirmou o prefeito.

O Tribunal de Contas revogou o prazo para entrega do recebimento das prestações de contas até o próximo dia 04 de abril. A revogação foi atendendo a uma solicitação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Alumar vai demitir 500 trabalhadores no Maranhão

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar/Alcoa de São Luís - anunciou na última sexta-feira (29) que vai desligar 250 fornos devido à perda de competitividade das operações, diante da elevação dos custos de produção, operação que levaria a demissão de 500 funcionários.

Diante do anúncio, os trabalhadores da categoria procuraram o deputado Rubens Júnior (PCdoB), a fim de solicitar a realização de uma audiência pública para que as demissões sejam discutidas com os trabalhadores e toda a sociedade maranhense.

Segundo a categoria, a justificativa para as dispensas não teria qualquer fundamento plausível, uma vez que a Alumar constantemente é beneficiada com a isenção de impostos estaduais para que mantenha as atividades no estado.

Rubens Jr. Informou que protocolou um requerimento para a realização da audiência pública. “O objetivo é realizemos uma audiência pública, convidando os representantes da Alumar, do Sindicato dos Metalúrgicos, o governo do estado, e se for o caso alguém do governo federal, para que de alguma forma consigamos evitar a demissão destes trabalhadores.”

Rubens Jr. ressaltou que os metalúrgicos fizeram uma denúncia ainda mais grave. “Segundo a categoria a empresa estaria cometendo um desvio de atividade, com a redução da produção de alumínio para vender energia no mercado. Mas que energia seria esta, vocês podem se perguntar, nada mais nada menos do que a energia adquirida pela empresa a baixo custo por meio de benefícios do governo.” Alertou o parlamentar.

O deputado disse que reconhece a importância da Alumar, “mas que a mesma não existiria sem os trabalhadores, sem os metalúrgicos, por tanto devemos ampliar o discurso a fim de atender a categoria e buscarmos uma solução melhor para o problema”, afirmou.

Vinte seleções vão disputar o título da Copa do Alto Turí 2014


Reunião em Zé Doca entre representantes das seleções para definição dos jogos da Copa do Alto Turí 2014
Depois que somente a cidade de Godofredo Viana da região do Litoral participou da Copa do Alto Turí de Seleções  2013 ,agora em 2014 Amapá do Maranhão e Carutapera entram na disputa.
Começa no dia 03 de maio, mais uma edição da Copa do Alto Turí de Seleções - 2014 de Futebol amador, mas conhecido como “Copão da BR”. O evento esportivo é uma organização do Departamento Amador de Futebol da Região do Alto Turí (DAFRAT).   A abertura está marcada para acontecer na cidade de Santa Luzia do Paruá, onde o primeiro jogo será entre as seleções de; Santa Luzia do Paruá (anfitriã) e Maracaçumé.

Coordenador do Dafrat Cabo Neli e secretários de espotes
O Copão da BR é considerada a maior competição esportiva da região e será disputada este ano por vinte seleções que brigarão pelo o maior prêmio de futebol amador do Alto Turí.

O sorteio dos jogos e a apresentação do regulamento da competição aconteceu nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo) durante reuniões nos municípios de Zé Doca e Governador Nunes Freire, onde contou com a participação dos representantes do “DAFRAT” e dos representantes das seleções de cada município que disputarão a copa.

As seleções que participarão da competição representando sua cidade são; Araguanã, Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Bom Jardim, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Carutapera, Pov. Ebenézia (Zé Doca), Governador Nunes Freire, Godofredo Viana,  Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Santa Inês, Maranhãozinho, Maracaçumé, Nova Olinda e Zé Doca. Serão 20 (vinte) seleções divididas em 04 (quatro) GRUPO com 05 (cinco) equipes.

Durante as reuniões foram escolhidas as cidades sede onde acontecerão as partidas, sendo nos municípios de Pindaré Mirim, Santa Luzia do Tide, Bom Jardim, Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Maranhãozinho, Gov. Nunes Freire e Carutapera. 

Serão aproximadamente 40 dias de competição e a final está prevista para acontecer no dia 7 de junho. Cada seleção estarão representado suas cidades que disputarão premiação em dinheiro, medalhas, troféus e o título de campeão da Copa do Alto Turi de Seleções - 2014.
Para o coordenador do Departamento Amador de Futebol da Região do Alto Turí, Cabo Neli de Maranhãozinho, a realização deste evento esportivo é a prova do respeito e atenção do departamento com o esporte amador da região. Ele destacou que o Copão da BR irá movimentar os municípios e será uma grande atração durante os dias de competição, no qual todas as cidades estarão mobilizadas em torno deste importante evento que dá a oportunidade para que os amantes do futebol amador joguem em um campeonato de grande porte, disse ele.

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE