terça-feira, 11 de novembro de 2014

Santa Helena - Conselho Tutelar atende denuncia de abuso sexual de três crianças. Estuprador é enteado das vítimas

Por Herasmo Leite
O Conselho Tutelar de Santa Helena tem a função de zelar e valorizar os direitos da criança e do adolescente, disse o secretário de Assistência Social, Valber Azevedo.
O Conselho Tutelar do município de Santa Helena é um órgão que tem a função de zelar e valorizar os direitos da criança e do adolescente. Através dos seus conselheiros, o órgão busca transformar a vida da pessoa, prezando pelo desenvolvimento humano.
Os casos encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes. Assim que recebe uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescente, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Recentemente o Conselho Tutelar recebeu um um veículo que está utilizado nos serviços desenvolvidos pelo órgão de defesa da criança e da adolescência do município.
O prefeito João Jorge Weba Lobato comentou que a aquisição do veículo tem por objetivo dar melhores condições de trabalho aos conselheiros e facilitar o atendimento à população.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Valber Azevedo, o veículo é extremamente importantes para o trabalho dos conselheiros que desenvolvem uma atividade exemplar sob todos os aspectos. Ele diz que o Conselho Tutelar de Santa Helena age procurando oferecer toda a proteção necessária às crianças e adolescentes que estejam sob risco.
Nesta segunda-feira, 11/11, em visita a sede do Conselho, observei de perto o trabalho árduo dos conselheiros. Eles estavam atendendo a uma denuncia de abuso sexual praticado contra três menores, no povoado Samaúma.
De acordo com o conselheiro Antonio Costa, que esteve na povoação, o acusado conhecido por Assado, de aproximadamente 46, vive com a mãe das menores. Ele engravidou umas delas, de 13 anos e abusava de outra, de apenas 9 anos. Exames de conjunção carnal realizado no hospital do município comprovaram os casos.
O conselheiro disse ainda que Assado é usuário de droga e álcool, tem um histórico de violência e estaria tentando abusar uma outra criança de apenas 6 anos, também sua enteada. “Houve a tentativa de estupro contra a terceira vítima mas o fato não foi consumado. A mãe das crianças afirma que não tinha conhecimento dos casos. O acusado fugiu da povoação, mas a policia já tem conhecimento do seu paradeiro e espera apenas o pedido de prisão ser expedido pela justiça”, disse o conselheiro.
Antonio Costa afirmou que no município existe registro de muitos casos de abuso sexual, maus tratos e abandono de crianças e adolescentes e que o Conselho Titular, em parceria com o CREAS, Secretaria de Assistência Social, Ministério Publico e Policia Militar tem agido para atender as vitimas.
“É extremamente importante este trabalho realizado pelo Conselho Tutelar já que sabemos que a situação em geral hoje necessita de muita atenção em função do mundo moderno que vivemos. Estamos vivenciando a desestruturação da família, com muitas crianças e adolescentes tomando caminhos perigosos. A Prefeitura de Santa Helena procura oferecer todas as condições necessárias para que os conselheiros tutelares realizem os seus trabalhos a contendo”, declarou o secretário Valber Azevedo.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE