quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Godofredo Viana terá cursos técnicos em parceria com a UEMA

Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), apresentou, na manhã desta sexta-feira (12), os cursos técnicos para os novos polos, que ofertarão os mesmos. Os novos polos são: Anajatuba, Cajapió, Viana, Godofredo Viana, Carutapera, Morros e Santo Antonio dos Lopes.
Na oportunidade, os representantes conheceram mais sobre o PACEP 2014 (edital será lançado provavelmente neste mês); informações gerais dos cursos técnicos; infraestrutura dos polos; o que é e como funciona o e-Tec; e I Workshop das Profissões dos Cursos Técnicos.
Serão ofertados 8 cursos, distribuídos em 22 polos, totalizando 2.700 vagas. Os cursos são: Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Redes de Computadores, Serviços Públicos, Segurança do Trabalho e o mais novo curso ofertado pela Uema, o de Mineração. Todos com duração média de 2 anos.
Para o prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge, a parceria Uema e Prefeitura é muito importante para o desenvolvimento do Estado. “É fato que há uma carência muito grande de técnicos, desde o serviço público a outras atividades. Por isso, os municípios ficam com uma economia estagnada, não avançam por falta de profissionais qualificados. Então, essa oportunidade que a Uema está dando é importantíssima para o desenvolvimento dos municípios inseridos nessa oferta”, disse ele.
Opinião compartilhada pela Secretaria Municipal de Godofredo Viana, Vitória Raquel. O polo é um dos que receberá o novo curso ofertado pela Universidade, o de Mineração: “temos um grande potencial na área de Mineração. Esse setor, na nossa região, emprega mais de 3 mil pessoas e, por falta de mão de obra qualificada, boa parte dessas pessoas vem de outras localidades. Então, essa parceria com a Uema, por meio do UemaNet, potencializará o trabalho, valorizando as pessoas da região, o empreendimento local e dinamizando a economia do município. Dessa forma, evitamos a fuga dos nossos talentos. A Uema vem fortalecer, dá uma qualidade e uma dinâmica diferente para a educação de Godofredo Viana”, disse.
A coordenadora adjunta do e-Tec/Uema, Eliza Flora Muniz, aproveitou a oportunidade para destacar a oportunidade dada à população maranhense. “Somente duas universidades públicas do país ofertam cursos técnicos, a Uema e a Unibans. E esses cursos são de grande importância para o Estado, pois a Universidade dá oportunidade para aquelas pessoas que não tinham perspectivas de obter qualificação. Hoje, a maioria dos nossos alunos já está no mercado de trabalho, já passou em concursos públicos. É grande a quantidade de empresas que nos procura para indicá-los. Daqui eles saem aptos e qualificados para atuarem na área escolhida por cada um”, afirmou a coordenadora.
O Edital para início das inscrições dos cursos técnicos será lançado neste mês de setembro.



Anajatuba
Informática60
120
Serviços Públicos60

Cajapió
Informática60
120
Serviços Públicos60

Carutapera
Informática60
120
Controle Ambiental60

Godofredo Viana
Mineração60
150
Segurança do Trabalho60
Informática30

Morros
Guia de Turismo60
120
Serviços Públicos60

Santo Antonio dos Lopes
Informática60
120
Segurança do Trabalho60

Viana
Guia de Turismo60
150
Informática60
Serviços Públicos30


0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE