quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ATENÇÃO: Agências bancárias no Maranhão não abrirão as portas nesta quinta-feira

Atividades bancárias serão suspensas, amanhã (28), em homenagem ao Dia do Bancário
Nesta quinta-feira (28), os maranhenses ficarão sem atendimento bancário. As agências não abrirão as portas porque a partir deste ano, o dia 28 de agosto é comemorado o Dia do Bancário, sendo feriado em todo o estado.
O Diário Oficial do Poder Executivo do estado do Maranhão, edição de 16 de junho deste ano, publicou a Lei nº 10.100/2014, que instituiu o Feriado Bancário Estadual, em alusão às comemorações da categoria. 
 
História do Dia do Bancário

O dia 28 de agosto foi escolhido por ser uma data marcante para os bancários de todo o país, já que foi no dia 28 de agosto de 1951 que os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do antigo DOPS e a pressão de outros sindicatos da categoria por não concordarem com uma contraproposta dos patrões, considerada como gorjeta, uma vez que os trabalhadores bancários reivindicavam 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, enquanto os banqueiros excluíram os dois últimos e ofereceram apenas o reajuste com base nos índices oficiais do custo de vida.

Depois de muita luta, no dia 5 de novembro de 1951, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, colocando um fim à paralisação.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE