quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sedihc leva Caravana de Direitos Humanos a Santa Helena

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), na cidade de Santa Helena, a Caravana de Direitos Humanos. O objetivo foi de levar para o município os programas e ações que garantem a execução da política de direitos humanos no estado. A Caravana realizou, ainda, a capacitação de técnicos, gestores municipais e sociedade civil organizada, por meio de oficinas.
De acordo com o secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da Sedihc, Tiago Fernandes, as oficinas são uma importante ferramenta que proporciona uma cultura de conhecimento dos direitos da população. “Além de habilitar o público presente e levar cidadania, as oficinas trazem interação e provocam a vontade de transformar a realidade, contribuindo para a interiorização da política de direitos humanos”, afirmou.

Os temas trabalhados nas oficinas foram: educação em direitos humanos; o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes; erradicação do tráfico humano; políticas públicas sobre drogas; combate ao sub-registro; e enfrentamento à homo-lesbo-transfobia.

Para o secretário Municipal de Assistência Social de Santa Helena, Antônio Azevedo, a Caravana conseguiu atender a várias necessidades do município. “Assim que o Governo do Maranhão nos propôs este evento vimos uma oportunidade para capacitar e esclarecer sobre os temas voltados para os direitos humanos. Mobilizamos profissionais de diversas secretarias municipais e a população de Santa Helena, estamos muito satisfeitos com o resultado que essas oficinas trouxeram”, completou.

Participaram, ainda, alunos do ensino médio da escola estadual Newtom Belo, que acompanharam as oficinas sobre tráfico humano, políticas públicas sobre drogas e enfrentamento à homo-lesbo-transfobia. “A participação dos jovens é fundamental, pois o conhecimento é um direito de todos e a luta pelos direitos humanos precisa da força e da mobilização de todos”, completou Tiago Fernandes.

Também em Santa Helena, foi realizada nesta quarta-feira (23), a Reunião Itinerante da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA). O objetivo foi reunir as instituições engajadas no combate ao trabalho escravo e infantil na região e levantar as principais necessidades referentes ao enfrentamento, bem como fortalecer a garantia dos direitos dos trabalhadores vítimas do aliciamento ao trabalho escravo.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE