sexta-feira, 23 de maio de 2014

Apicultores do Alto Turi participam da solenidade de regulamentação de produtos artesanais no Maranhão

Produtores da região recebem apoio do Sebrae, que contribui diretamente na melhoria de sua produção de mel
Expositores com seus produtos durante o evento

Apicultores de quatro municípios da região do Alto Turi participaram nesta segunda-feira (19), da solenidade de homologação da lei que regulamenta a produção e comercialização de produtos artesanais de origem animal no Maranhão, sancionada pela governadora Roseana Sarney.
Entre os representantes do segmento de mel estavam a Associação dos Apicultores de Junco do Maranhão, a Associação dos Apicultores de Santa Luzia do Paruá, a Cooperativa de Apicultores de Nova Olinda e a Associação dos Apicultores de Centro Novo – entidades que recebem apoio técnico do Sebrae, através de sua unidade regional em Santa Inês, que atende a todo o território do Alto Turi e Gurupi.
Os produtores aproveitaram a oportunidade para levar uma grande quantidade de mel para expor e mostrar a qualidade do produto comercializado por eles, que tem boa aceitação no mercado.
Governadora Roseana Sarney degusta mel produzido na região do Alto Turi
De acordo com Adalberto Fraga, gestor de projetos do Sebrae em Santa Inês, a apicultura nestas regiões tem se destacado pela quantidade e qualidade do mel produzido. “O Sebrae é parceiro destes produtores e desenvolve, periodicamente, capacitações e consultorias com os integrantes das associações e cooperativas locais”, lembra Fraga. Otimista, ele acredita que a lei deve ampliar as possibilidades para que o apicultor acesse um novo mercado consumidor do varejo no Maranhão.
Um dos eventos mais significativos no segmento do mel, que conta com o apoio integral do Sebrae, é o Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, que chega a sua décima primeira edição este ano e tem como meta levar informação e novas tecnologias para os produtores de mel.
Para o Coordenador Geral das Câmaras Setoriais do Estado do Maranhão, Luiz Coelho, a homologação da lei que regulamenta os produtos artesanais de origem animal é uma conquista dos segmentos beneficiados. “Foram muitas articulações e reuniões das câmaras técnicas do mel e do leite, onde foi discutida e planejada e, enfim, encaminhada a demanda ao Governo do Estado, propondo tratamento diferenciado a produção artesanal do Maranhão”, declarou Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE