terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cancelada reunião e Teresina continua sem atender pacientes do Maranhão

O secretário de Saúde de Teresina, Noé Fortes, informou que o Maranhão cancelou na noite da última segunda-feira (20) a reunião marcada pelo Ministério da Saúde para discutir sobre o cancelamento ao atendimento dos pacientes com câncer, em Teresina, vindos do Maranhão.
Durante entrevista concedida ao programa Notícia da Manhã, o gestor informou que recebeu uma ligação do Ministério da Saúde, informando que Ricardo Murad, secretário de Saúde do Maranhão, havia suspendido a reunião marcada para próxima quarta-feira (22). Diante desta atitude, o hospital São Marcos, único do estado que atende pacientes com câncer na rede pública de saúde, continua sem atender o pacientes do Maranhão desde o dia 2 de janeiro.
De acordo com estimativa da Secretária Municipal de Saúde, a cidade de Teresina já deixou de atender mais de 25 pacientes com câncer do Maranhão. Os dados fornecidos pela pasta informam que segundo uma estimativa feita pelos diretores da secretaria a cada mês cerca de 200 a 300 paciente são internados para se tratar da doença, sendo que 50 deste, são do estado vizinho.
Para o gestor de Teresina é impossível continuar a atender pacientes de outro estado sem que o repasse combinado seja pago, pois os números de pessoas com a doença cresceu bastante. Ele conta ainda que “em 2010 foi firmado um acordo com a presença do Ministério da Saúde, do Ministério Público e do prefeito de Teresina em que o governo do Maranhão repassaria R$ 300 mil para a prefeitura, para que custear o tratamento de pacientes com câncer”, lembra.
Porém, ele conta que desde 2011, o Maranhão não repassa nenhum valor para Teresina e que a dívida deles já chega a R$ 8 milhões. Nóe Fortes explica que no último trato feito com o estado vizinho, o Piauí iria atender pacientes de 39 municípios do Maranhão, desde que todos fossem enviados para o estado com suas guias de atendimento e que houvesse uma comunicação prévia.
Em contrapartida, Ricardo Murad afirmou várias vezes pela rede social Facebook que o acordo não existe e que Noé Fortes está mentindo em suas declarações feitas aos meios de comunicação local.
Timon em reunião com Ricardo Murad
20140121093845_7f89e
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, acompanhado do promotor Antonio Borges, do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, representantes da UPA e o gerente regional de saúde, Marco Simão, estão neste momento em São Luis onde terão uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Ricardo Murad. O encontro foi acertado na última sexta-feira,17, e tem por objetivo tratar da situação da saúde no município timonense.
Urgência, emergência e os pacientes oncológicos (com câncer) que desejam ser tratados em Teresina serão os temas principais da reunião.
(Blog do Elias Lacerda e Cinnara Sales, da redação do Portal AZ)

0 comentários:

Postar um comentário

Busque aqui

Curta a Página do Blog do Neto Weba

CUIDE DO SEU SORRISO

CUIDE DO SEU SORRISO

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE

INTERNET EM ALTA VELOCIDADE